quarta-feira, 23 de abril de 2008

Retalo de Merícia

Olá Tony!

Tomei conhecimento do seu blog através das minhas pesquisas sobre Lúpus.
Inclusive já o divulguei a algumas pessoas que entretanto já fizeram os seus depoimentos no blog.
Vou falar um pouco do meu lúpus:

Sou madeirense, chamo-me Merícia Jarimba, tenho dois filhos de 8 e 11 anos, faço 40 anos no próximo mês de Maio, e tenho o lúpus diagnosticado há exactamente um ano.
Os sintomas já começaram em Fevereiro de 2005, ou seja comecei com dores , vermelhão , inchaço e calor nas articulações, ora num dedo , ora num pé, num cotovelo enfim em tudo que é articulação. Primeiro não dei muita importância mas como as dores aumentavam de dia para dia resolvi procurar um médico e claro que fui logo a um especialista na área de ossos (ortopedista).
Fiz uma série de exames/análises e nada. Mais um tempo sem dar importância mas com queixas. Fui a um reumatologista fiz novos exames /análises e andei mais algum tempo (+/- 2 anos ) sem diagnóstico mas com dores. Entretanto pelo meio tive uma infecção urinária, dores de cabeça e de estômago muito fortes, infecção no ouvido interno (labirinto), tudo isto claro indo ao médico em cada situação. Estive mais de 3 anos em que o resultado da velocidade de sedimentação estava sempre mais de 37 e eu andava constantemente “estonteada” e cheguei a comentar com os médicos mas nada me diziam.
Com a continuação destas queixas e sem solução entretanto fui ficando com o sistema nervoso muito abalado, muito irritada por tudo e por nada e por vezes sentia-me a ficar ”maluquinha”. Psicologicamente eu já não andava bem , mas recusava-me a ir a um psicólogo ou psiquiatra, pois queria fugir dos calmantes etc.
Até que há um dia em que o desespero era tanto resolvo procurar uma médica de medicina interna. Belo dia esse que apesar do meu nervoso /ansiedade/stress /tensão alta, consegui falar sobre tudo o que sentia desde 2005.
Fiz vários exames e o que a médica pensou é que eu tivesse algum problema de tiróide, pois tinha queixas que apontava para aí.
Resultado negativo para a tiróide, uns outros valores anormais mas nada de alarmante até fazer o despiste do lúpus. Aí veio o juízo final: LES.
A médica falou pouco sobre o assunto, e confesso que na altura não fiquei alarmada por desconhecer a doença. Só depois de muito pesquisar é que eu caí na real!
Chorei, chorei, desesperei até me habituar à ideia, afinal de tudo o que tinha lido e passado até nem tinha sido das piores.
Mesmo com o diagnóstico não pude começar o tratamento pois tinha muitos gânglios nas virilhas e precisávamos saber porquê. Fiz uma biopsia (a médica desconfiava) que fosse tuberculose (não sei porquê) mas felizmente o resultado foi negativo. Comecei o tratamento mesmo em Maio. Ulcermin e Omeprazol para o estômago e e Rosilan (cortisona 30mg)para o lúpus.
Com a continuação da ida ao médico passei a ir acompanhada pelo meu marido que “bombardeava “ a médica de perguntas sobre o LES.
Aos poucos tenho vindo a reduzir a medicação, quando já estava com 9mg voltei a aumentar porque entretanto apareceu-me urticária. Parece ser crónica e estou a tomar Zyrtec, que no inicio começou por ser todos os dias e agora é dia sim dia não , isto desde o inicio Fevereiro.
Enfim isto é um resumo do meu caso.
Para si peço-lhe que tenha muita paciência com a sua esposa e para ela muita calma , tentando encarar a situação sem stress na esperança que dias melhores virão se Deus quiser.

Cumprimentos,

Merícia Jarimba
mericia1968@hotmail.com

5 comentários:

SILÊNCIO CULPADO disse...

A pedido da Sílvia Madureira acabo de publicar, no SILÊNCIO CULPADO um post solicitando informações com o link deste blogue do Jogos Com Matemática.

Abraço solidário

Tony Madureira disse...

Olá,

Muito obrigado pela colaboração, e participação.

Tudo o que possa ser dito sobre LES é interessante e poderá sempre ajudar alguém.
Lembro uma vez mais o objectivo do blogue:

Uma oportunidade de dar a conhecer este problema a quem não o conhece ou a quem queira saber um bocadinho mais.

Obrigado pela solidariedade!
Bem haja.


Tony madureira

Silvia Madureira disse...

Olá,

Num pouquinho de tempo que tive vim aqui. A Lídia do Silêncio Culpado escreve textos excelentes e tem promovido debates interessantíssimos. O último foi sobre autismo. Passa no blog da Lídia porque surgirão concerteza comentários muito interessantes.

beijinhos para a Claudia

Silvia Madureira disse...

Associação de Doentes com Lupus
Praça Francisco Sá Carneiro, nº11-2º Esq.
1900 LISBOA - Telef. 21 846 44 83

Tony, deixo aqui esta importante morada. Foi divulgada no blog da Lídia do Silêncio Culpado ao qual sugiro uma visita.

beijo

Tony Madureira disse...

Olá silvia,


Já tinha conhecimento da associação, mas existe uma filial no Norte(Matosinhos):

R. Eng. António Costa Reis 322 E
4446 Senhora da Hora

Como ainda não tive tempo de passar lá, liguei e ficaram de me enviar o formulário para Claudia preencher, e claro ficar associada.


Beijinho