domingo, 13 de novembro de 2011

Não ao assédio moral!

http://www.youtube.com/user/AssediadosAssediados?feature=mhee#p/f/13/L5_uQ_P1-Fw

9 comentários:

Mokinhas disse...

Após visualizar este vídeo, veio á minha memória, uma situação verídica e menos boa por que passei anteriormente e achei beneficio partilhar e comentar convosco.
Ora bem, por não aceitar e não concordar c/ o "assedio Moral" e as frivolidades de uma chefe decadente, preguiçosa, mentirosa que até dormia em cima da secretaria, para já não falar nos atributos menos bons que não favoreciam a sua posição de Chefe, acabei por ter um surto que me valeu 3 anos de recuperação :(
Fiquei vários meses de baixa médica e claro como estava a contrato e iria passar a efectiva, a Srª fez o favor de "denegrir" a minha imagem perante o Director e como eu não estava presente nas instalações da empresa (sim esta em casa de cama a tentar recuperar de um surto desgraçado), nunca me foi dada a possibilidade de defensa.
Uma coisa é certa, tenho é a minha consciência tranquila e sai daquele empresa de cabeça erguida, trabalhei muitos dias sem poder, mas como sempre a responsabilidade que tinha era imperativa e fiz sempre o melhor que podia sem cobrar nada.
Trabalhava por vezes ao fim-de-semana, levava trabalho para casa e ficava todos os dias a trabalhar depois da hora, mas por brio e responsabilidade profissional, não para exigir.
Por estranho que pareça, a minha chefe estava pronta a rebaixar-me e a chatear-me, na verdade deu-me contas dos nervos, apesar de eu enfrenta-la por varias vezes, quando não era todos os dias. Impossivel para mim, aceitar uma pessoa sem escrupuloso, preguiçosa e ainda por cima mentirosa, algo que não tolero.
No inicio tudo corria bem, a Srª adorava-me, claro eu fazia-lhe tudo, mas depois que o meu trabalho começou a apertar e fui promovida a senhora começou a não gostar da situação e deu no que deu, pois é meus amigos a inveja é muito feia!!!
Enfim, foi mais uma experiência de vida ;)

Tony Madureira disse...

Olá Mónica,

Como estás?
Obrigado pelo teu testemunho. Mais uma prova que deve ser sempre denunciado!

Obrigado pelo relato e pela presença. Volta sempre.

Beijinho

Mokinhas disse...

Boa tarde Tony Madureira,

De nada, estamos cá para isso ;)

Achei por bem publicitar este testemunho e aproveito também para comentar uma outra situação, situação essa que fiquei muito triste e revoltada.
Ainda referente á empresa que mencionei á pouco, acredita que o próprio Director teve a coragem de me dizer na minha cara que não me renovava o contrato, porque a empresa não queria pessoas doentes ... admirado? Esta infelizmente é a nossa sociedade :(
Agora o mais ridículo, foi que eu para evitar mas línguas e falatórios sobre a minha doença, dirigi-me pessoalmente ao gabinete do director e falei com ele, contei-lhe o que se passava comigo, algo que foi extremamente bem aceite, inclusive a agradeceu a minha sinceridade e disse que estava ali para o que eu precisasse.
Realmente as palavras foram bonitas, o mesmo não digo das atitudes!

Beijinhos.

Tony Madureira disse...

Pois é Mónica,
Isto acontece todos os dias, infelizmente, Cabe a todos denunciar e combater estas atitudes. como diz no videio: Não ao assédio moral!!

MINDA disse...

Sem duvida Tony,eu já disse não e
resultou,é preciso estar atenta, dizer não,não e não.

Tony Madureira disse...

Pois é Minda!

Obrigado pela presnça.
Dizer não! Denunciar sempre!

Tony Madureira disse...

Bom dia,

Este vídeo mostra o que é a violência no assédio moral, agora imaginem numa doente com Lúpus…

Que acham?

Mª Del Carmen Moledo disse...

Olá Tony!
O vídeo está impressionante!!
Nele estão muito bem refletidas as diferentes situações de assédio moral e também os sentimentos das vitimas de assédio...
Ninguém merece esta situação!! E se queremos evitar as terríveis conseqüências de esta situação temos que agir!! Não podemos é ficar quietos e calados!!

Todas as pessoas merecem serem respeitadas... Mas se queremos que o assedio não se produza temos que começar já com as crianças...
Nós na nossa escola procuramos ficar sempre alerta para que não haja nenhuma situação de assédio (Bullying) e enquanto os nossos alunos estão conosco tentamos de consciencializar e educar as crianças no respeito de uns para com os outros...
Acho que algo de bom temos de conseguir...

Tony Madureira disse...

Olá Mary,

Obrigado pela colaboração e a tua presença assídua.
O assédio moral não é um fenómeno novo. Aliás, é tão antigo quanto o trabalho.
O que é novo é a gravidade, amplitude e banalização do fenómeno e na abordagem.
Denunciar é o nosso dever e uma obrigação de cidadania. Como sabes o assédio tanto pode ser exercido por comportamento abusivo pelos chefes como dos colegas ou dois em simultâneo. Quando assim é…
Todas as empresas deveriam ter um código de ética!
Tudo será uma questão de formação? Já fazes um grande trabalho, que é sensibilizar as crianças para que possam ser educadas com valores…

Obrigado pela participação.
Beijo