quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Após 50 anos sem novidades, doença pode ter nova opção de tratamento

... Lupus, afecta mais de cinco milhões de pessoas no mundo todo. Agora, um novo medicamento que está em fase de testes promete revolucionar o tratamento da doença. VivaSaúde conversou com Roger Levy, especialista em reumatologia e professor-adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), que participou dos estudos feitos com a nova droga.

"Após cinco anos de pesquisas, cientistas da Human Genome Sciences (HGS) descobriram que, quem sofre de Lupus, tem maior concentração de uma proteína estimuladora do linfócito B, responsável pela produção de anticorpos. Quando está em maior quantidade no organismo do que o necessário, a proteína fica por mais tempo na circulação sanguínea e, portanto, produz mais anticorpos do que necessário", explica Levy.

"Por meio de estudos, os cientistas conseguiram bloquear a proteína com uma nova droga, chamada Benlysta® (belimumab), que ainda está em fase de estudos, mas será apresentada em um congresso de saúde nos EUA em outubro", afirma o médico. Segundo ele, o novo tratamento seria feito por meio de uma aplicação venosa mensal no paciente, realizada exclusivamente pelo médico...

Fonte:
http://revistavivasaude.uol.com.br/saude-nutricao/noticias/uma-nova-esperanca-contra-o-lupus-145088-1.asp

1 comentário:

Cristina disse...

Meu Deus, sinto-me como S. Tomé: ver para crer.
Cristina