sábado, 20 de setembro de 2008

O que é Lúpus

"O lúpus é uma doença inflamatória, não é uma doença infecciosa nem cancerosa.É uma doença que pode atingir vários órgãos.

É uma doença crónica, quer dizer que não tem cura. Como tantas outras.
Ser doença crónica não significa que a doença esteja sempre activa, quer dizer sempre a provocar sintomas ao doente. Não! De facto, a doença pode ter períodos de forte agravamento, assim como períodos mais ou menos longos de acalmia e, portanto, ausência de sintomas da doença.

É uma doença auto-imune. Que quer isto dizer? Tentemos traduzir de forma simples.Todos nós temos um sistema imunológico, que é um conjunto de células (glóbulos brancos e outras) e de anticorpos que têm, entre outras funções, de responder aos agentes infecciosos invasores e, também, contra eventuais cancros que possam estar a “nascer” no organismo. O sistema imunológico poderá ser visto como um exército, mas é, sem duvida, muito mais!"

6 comentários:

Carecaloira disse...

Obrigada pela explicação, esta está de forma simples e de fácil entendimento.
Agora todos entenderam o que é a doença, por vezes ouvimos falar desta ou aquela doença e não sabemos o que é.

Bom fim-de-semana
Beijoca grande para os dois
MArina

Humilde Serva de Clio disse...

Quis visitar o blog de quem me tinha comentado o meu http://viagempelomundodaclio.blogspot.com/ e fiquei surpreendida pelo teor deste blog. Agradeço a explicação, fiquei mais esclarecida sobre a doença.
Obrigada pelo seu comentário Tony! A citação que nos trouxe mostra-nos uma realidade do nosso país, dos nossos alunos, do estado actual da educação. De quem é a culpa? De todos nós, pais, alunos, professores, encarregados de educação, sociedade em geral, meios de comunicação social... É verdade. Uma criança quando nasce vai ser educada por tudo isto que acabei de enumerar. Cabe-nos a nós todos formar um mundo melhor. Não há mudanças radicais, mas cada um tem que dar o seu pequeno contributo, não é? E relativamente à História, qual é a sua opinião?
(sobre ensino tenho também outro blog: http://estagiohistoria2008flup.blogspot.com/)
Esteja à vontade para ler e comentar sempre que quiser, obrigada.

Silvia Madureira disse...

Lúpus:

Infelizmente é uma doença que é pouco conhecida...

Esperemos que este blog seja um contributo para que este fecto seja contrariado.

beijo

Gata Verde disse...

A explicação está bastante clara!

Divulguem o vosso blog para que esta doença passe a ser conhecida.
Vou dar uma ajudinha linkando-vos

beijinhos

Tony Madureira disse...

Olá,

Logo após ser diagnosticado LES à Claudia, foi criado este blogue e divulgado o mais possivel. Para isso tem contibuido bastante os muitos e bastos leitores dos mesmo.

Obrigado pela colaboração.


Tony

Elvira Carvalho disse...

E como todas as doenças auto-imunes, uma doença de fases, com altos e baixos. Em tempos andei pesquisando essas doenças por causa da minha sobrinha, que como já disse uma vez sofre de esclerose múltipla.
Um abraço e um bom Domingo