Para o nosso blogue achei que seria uma boa oportunidade de dar a conhecer este problema a quem não o conhece ou a quem queira saber um bocadinho mais. Contacte-nos em lupuseaclaudia@hotmail.com
domingo, 25 de maio de 2008
Relato de Andreia
Andreia faz o seu relato, tem 17 anos, e vive na Guarda.
Também tem um blogue sobre este tema, que aconselho a visitarem em:
http://www.andreia-lupus.blogspot.com/
1. Diagnósticos:
Lúpus eritematoso sistémico
2. relatório de alta:
Doente de 16 anos, admitida na enfermaria de reumatologia para esclarecimento de diagnostico de quadro de artralgias localizadas ao ombro direito (com agravamento à abducção), punhos, MCF's, IFP's e joelhos, bilateralmente e de ritmo inflamatorio.
Rigidez matinal <15 minutos. referencia a tumefacção articular das mãos e dos joelhos e alopécia difuso.
Cerca de 3 semanas antes do internamento inicia eritema malar bilateral, sem factor desencadeante aparente, seguido de tumefacção difusa dos pés e tarsalgia de ritmo misto.
Portadora dos seguintes EAD, realizados em ambulatório: ANA's:positivo (1/320), padrão mosqueado fino, ac anti-dsDNA:>50 (positivo), ac anti-SSa: positivo, ac anti-RNP: positivo, ac anti-SSB, anti- Sm, anti-ScL 70, anti-centrómero, anti- JO-1 e anti-citrulina negativos; doseamento de hormonas tiroideias (normal), ecocardiograma normal)
3. antecedentes patológicos:
sem relevantes
4. exame objectivo:
orientada e colaborante. corada e hidratada. alopécia difusa moderada. acne facial. eritema malar bilateral. adenopatia cervical posterior direita. apirética.
abdómen: mole, depressivel e indolor; sem organomegálias.
M. inferiores: edema pré-tibial e do dorso de ambos os pés.
Exame reumatológico:15 articulações tumefactas e 12 dolorosas em contagem de 28 articulações
5. terapeutica efectuada:
hidroxicloroquina 400mg (1id)
naproxeno 500mg (2id)
prednisolona 10 mg (1id)
Efectuada observação e orientação por oftalmologia (diminuição da acuidade visual, sem outras alterações)
Em conclusão: o diagnóstico definitivo é de LES, com actual envolvimento articular (poliartrite), cutâneo(eritema malar e alopécia difusa), hematológico(leucopenia,linfopenia,trombocitopenia e anemia hemolítica) e alterações imunológicas típicas.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Olá:
Tenho lido relatos fantásticos como o da Andreia e o da Fernanda...de pessoas que vão lutando e depois colhem os frutos dessa longa luta.
A vida por vezes é surpreendente, ora pelo lado positivo, ora pelo lado negativo...
O importante é ultrapassar os momentos maus porque isso nos torna mais fortes e melhores seres humanos.
Aprender com estas experiências de vida é muito bom.
Viver quando não temos dificuldades é fácil mas viver com algumas pedras que vão aparecendo no nosso caminho revela a riqueza de espírito e a nossa capacidade de luta.
Nada mais importante do que um dia olhar para o que passou e verificar que saímos vitoriosos...tais como todos aqueles que passam por cá e vão deixando o seu relato.
beijo para a Claudia
Enviar um comentário