sábado, 8 de janeiro de 2011

Relato de António

António faz o seu relato, tem 19 anos, e vive em Gaia

Bem tony penso que ainda não me "identifiquei" claramente apesar de já ter feito alguns comentários aqui no blogue. Então é o seguinte: Chamo-me António Moreira, tenho 19 anos e sou de vila nova de Gaia (zona relativamente "vizinha" do marco de Canaveses loll). A minha historia com o lúpus começou mais afincadamente no inicio do ano de 2010. Quando durante os meses de Janeiro, Fevereiro, Março e Abril comecei sentindo muitas dores articulares, para alem de um enorme cansaço falta de apetite, queda de cabelo, manchas na pele, principalmente nas mãos (que já tinha desde há vários anos mas sempre pensando que seriam frieiras, mas puro engano, muito provavelmente já seria o lúpus a dar sinal de si). Todos estes sintomas foram piorando com passar do tempo ate q a situação foi ficando muito seria , pois cheguei a ter dias q praticamente não saia da cama. Até que tive mesmo que marcar consulta num médico (na altura de cirugia vascular , pensava eu q td derivava das supostas frieiras , talvez inocentemente e certo, mas jamais me passaria que pudesse ser les, alias nunca tinha ouvido falar em tal coisa). O médico mt atencioso mal se deparou com o lastimoso estado das minhas mãos , prescreveu-me logo umas analises ao sangue ( com avaliação dos anti-corpos e os valores do dna). Passado 2 semanas recebo as analises pela mão do médico e este diz-me que me devo dirigir a um reumatologista o mais rápido possível . Assim o fiz. Do dia 27 de maio de 2010 lá vou eu a um reumatologista , que me perguntou os sintomas e pediu para verificar as análises... E nem foi preciso mais .... Diagnóstico efectuado : lúpus eritematoso sistémico.(c envolvimento renal). Fiquei assustado e claro, mas a medica muito simpática la me explicou tudo sobre a doença. Cuidados, medicação e algumas alterações na rotina e claro. Infelizmente tive q deixar desporto (estava no primeiro ano da faculdade, foi q mais me custou ate hj) . Quanto a medicação comecei logo a fazer o lepicortinol, plaquinol, trental, omeprezol, calcio e magnesio. Felizmente a situação ficou controlada . E hj ja me encontro há algum tempo em remissão. Já baixei algumas "doses"na medicação. Espero continuar assim por muito tempo. longe do tormento que foram aqueles 4meses. Queria também aproveitar para enviar uma mensagem de força a todos os portadores desta doença. ..... Pk "nos podemos ter lúpus, mas lúpus jamais nos terá a nos" ... gd

Abraço Tony e muitos parabéns pelo teu trabalho

33 comentários:

Paula Ferreira disse...

Ola Antonio
Tambem tenho lupus e sindrome de Raynauld as "frieiras das mãos"
espero que esteja tudo bem ctg agora que ja esjustas-te a medicação.
Qualquer coisa dispõe.

Antonio Moreira disse...

ola paula, e isso mesmo o sindrome de raynaud, ja n me lembrava do nome. era afltivo e deseperante durante o inverno. pois dava-me muito comichao na hora de dormir , principlamente, devido ao calor dos cobertores.passei assim anos ate saber o que tinha , e muitas noitinhas sem pregar olho devido ao estado em que tinha as maos. felizmente hj estou bem melhor e ja consigo dormir. xD . a medicação penso k foi a corrrecta , uma vez que ate ao momento encontro-me em remissao. espero tambem que esteja td em consigo? e ja sabe qualquer coisa que precise,disponha sempre.

Belém disse...

Ola António!
Eu também moro em Gaia e faço parte da associação, quando precisar de alguma coisa é só dizer.
Tudo de bom.

P.S.Eu também tenho Lupus

Antonio Moreira disse...

ola belem espero que esteja td bem consigo? vo ser sincero, ja tinha ouvido falar de si, devido ao nucleo do norte (matosinhos) , voce e a responsavel pelo nucleo certo? por acaso gostava de saber mais informações sobre esse nucleo , pois na net nao encontrei mt coisa. ja ag de que zona de gaia e q e? (se n e indescrição perguntar) ... td de bom.

Paula Ferreira disse...

Ola Antonio...
Pelo que vi que escreves-te da medicação é quase igual a minha (trental, Plaquinol,omeprasol e tomas o lepicortinol e eu o medrol (basicamente o mesmo).... mas mesmo assim todos os invernos o problema das maos volta, não há volta a dar.. Mas mesmo assim vais-se andando "bem" e isso é que importa... Bem hoje estive na tua terra, tinha consultas no S.joão e entre uma e outra fui ate Gaia, mas o tempo hoje estava muito mau para passeios....A delegação de lupus no norte ainda é um pouco longe de gaia, mas a D.Belem é uma pessoa que merece que lá vás...afinal braga é mais longe...
tudo de bom....
Tudo de bom...

Antonio Moreira disse...

ola paula, sim a medicação pelo k tou aver e mesmo igual.:=) falou no medrol. imunosupressor? ou corticoide? nunca percebi bem. mas sei k muitas pessoas o tomam . quanto as maos para ja n tenho sofrido muito, pois toma tambem o "adalat"(esqueci-me de mencionar esse)q e para a circulação tem sido mt util. outro q tambem tem o mesmo efeito e o "daflon". .. sim eu sei k o nucleo do norte fica em matosinhos, mas n sei se esta em "funcionamento" se nao. tenho de la ir conhecer a dona belem eheheh. falou em braga? e de braga? tenho famili ai. costumo ir ai algumas vezes. conheço o "fujacal", vila verde, lomar, prado e amares. e uma cidade da qual gosto muito.

Paula Ferreira disse...

Ola Antonio
O medrol e corticoide (penso que um pouco mais forte que lepicortinol)...Imunosupressores ja tentei mas não se deram bem comigo..lol...
O Nucleo de matosinhos está aberto sim deixo aqui o nº 229544941
Sim Sou de Braga, Lomar... se calhar ja nos cruzamos..ehehe... mas possivelmente devemos ter conhecidos em comun...
Tens facebook? ja lá temos um grupo "jeitoso"...se tiveres manda convite...

Antonio Moreira disse...

ola paula , os imunosupressores acho que nao sao para as maos ...pelo menos o adalat e para a circulação ... qt ao nucleo tenho entao que passar por la xD ainda n tenho facebook, tenho de criar, o tony tambem ja me incentivou para isso.(diz k o grupo ja e grande ehehhe).... td de bom :=)

Belém disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Belém disse...

Olá António,
Resido em Vilar do Paraíso.
Quando tiver oportunidade de visitar o núcleo passo a indicar os contactos: 22 9544941 ou 962459156.
Aguardo uma visita.
Bom fim de semana.

Antonio Moreira disse...

OLA belem, eu sou de coimbroes , mas meus avos sao da madalena. costuma passar la mt tempo. afinal somos mesmo "vizinhos" ... quanto ao nucleo, prometo passar ai em breve. ja ag esta aberto ao fim-de-semana? ... td de bom :)

Tony Madureira disse...

O mundo é muito pequeno...

Antonio Moreira disse...

ola tony, e mesmo... eu q antes de vir ao blogue, pensava que no norte nao era muitos os casos , e ja conheci varias pessoas c lupus no norte , ate mesmo em gaia :=)

aquele abraço

Tony Madureira disse...

Como já referi algumas vezes, este é (entre outros) um dos objectivos do blog.
Sinto-me bem, já se fizeram muitas amizades no blog, só por isso já valeu a pena…
Porque a amizade é muito importante…
Não só é importante ter alguém em quem podemos contar, mas também é importante termos alguém que saiba que pode contar connosco…
Esta interacção de amigos que acontece, saem conversas muito agradáveis.
Por isso, que bom que aparecem.
Obrigado Paula, obrigado Belém pela vossa constante presença e pelos comentários frequentes.
Obrigado aos leitores que nos visitam e não comentam, mas estão sempre presentes. Bem-hajam!
Obrigado ao nosso novo leitor, Tó.
Tó, estas duas ilustres Senhoras são excepcionais e muito conhecedoras da doença.

Os melhores cumprimentos
Tony

Paula Ferreira disse...

Ola Tony...
Ja sabes que nao tens que agradecer, como ja disse varias vezes estamos cá paranos ajudar mutuamente......Antonio, no norte existe mesmo muita gente com lupus.. e este blogue tem demonstrado isso, e realmente tenhos conhecido pessoas por aqui extraordinaria.. Bem Tony agora temos de arranjar um dia para um encontro "pessoal" com os mais recentes, de preferencia em Braga..eheheh é que fica mais centrado,a meio caminho entre voçês e o pessoal porto/gaia...que dizem??
Fique bem

Tony Madureira disse...

Olá Paula,
Tenho sempre que te agradecer pela tua disponibilidade.
Quanto ao encontro(conversa entre amigos), parece-me bem.... Quanto ao local, para nós em qualquer local: No Marco, Porto ou em Braga, o que importa é que efectivamente aconteça.
De facto têm aparecido muitos recentemente...

Bjs

Antonio Moreira disse...

boa tarde tony e paula ... e bem pensado , temos de combinar um encontro:) paula falou em braga , parece-me bem (tenho la familia , da jeito ahahah) , mas tambem pode ser no marco. como o tony diz , importante e q aconteça ... tony n tens nd q agradecer , como a paula diz estamos todos pela mesam causa:=) ... td de bom para os 2 ... tó

Paula Ferreira disse...

Ola
vamos a isso então!
Qual seria o fim semana que vós daria jeito?

Antonio Moreira disse...

ola paula , por mim para ja , pode ser em qualquer qualquer fim-se-semana. ehehhe. td de bom :=)

Paula Ferreira disse...

Ola
Como estão todos?... Eu, meia gripada, fruto da epoca! Paciencia!
.............
Eu proponho, aqui em Braga..eheheh
no fim semana de 5/6 fevereiro ou 12/13... que tal?
Se calhar era preferivel ao almoço ao Domingo, não? sempre temos mais tempo...
Entretanto cuidado com o frioooo...
Aguardo ...
Fiquem bem

Paula Ferreira disse...

Quem quer participar?
Quem?

Antonio Moreira disse...

boa noite paulo , por mim acho q da num desses dias q referiu ... temos e que recrutar mais dente penso eu ... ehehhe braga parece-me bem ... em gaia tambem faz Muito Frio ... Cuidado cem ele. xD .. td de bom

Antonio Moreira disse...

lapso : paula .. assim e k esta correcto XD

Tony Madureira disse...

Olá,

Temos que ver essas datas. A Rita vai iniciar os testes, assim que souber as datas, já podemos verificar a nossa disponibilidade.

Cumprimentos

Lídia Cachetas disse...

Que jeitosos aqui se juntaram, eheheh... Vão ter todos uma surpresa! vão, vão...
Eu ja sabia que a Belém e o António eram quase vizinhos, eheheh...

Paula Ferreira disse...

olá
Fico aguardar... se não der nessas datas pode outras!... e pelo que ja recolhi as preferencias vão para jantar ao sabado...
Vamos falando....

Tony Madureira disse...

Olá,

Se calhar, jantar será melhor, digo eu... Eu também fico aguardar pelo desenrolar dos acontecimentos. Já tens algum feedback?

Até já...

Antonio Moreira disse...

boas "minha gente" , ficamos entao a aguardar pela definição das datas ehehhe ...qt a surpresa lidia ficamos a espera xD ja ag como sabia q eu e a dona Belem eramos vizinhos? lol ... Cumprimentos

Paula Ferreira disse...

Olá!
Tenho ja praticamente confirmado Lidia,Leonor,Manuela,minha irmã e eu claro! Penso que a Belem tambem!
Vou Colocar no Facebook no grupo do Lupus uma nota igual a daqui.
Antonio ja tens facebook? então? vamos lá!

ana clicia disse...

ola ..minha filha tbm descobriu no final de outubro de 2010 que tem les. ela tem 12 anos de idade sou de diadema-sp.
agora ela esta bem melhor,mais esteve por duas vezes na uti.......tenho fe em nosso senhor jesus que ela sera curada dessa doença.um abraço!

Paula Ferreira disse...

Olá
Ora então o jantar ficou para dia 19 fevereiro.
Tony podes dar ao Antonio o meu mail? para ele depois confirmar.
fiqem bem...

Antonio Moreira disse...

ola paula , o meu e-mail e o seguinte : antoniojuventudegaia@hotmail.com xD

Tony Madureira disse...

Voila..
Tudo em sintonia.