quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Doença Lupus

Pelo menos uma dúzia ou mais genes pode ajudar a explicar o que causa do lupus, de acordo com dois novos estudos. Os investigadores identificaram 12 variações genéticas que estão associadas com um risco aumentado de lúpus eritematoso sistémico, a doença conhecida como lúpus.
O lúpus é uma doença auto imune em que o sistema de defesa natural do organismo ataca a si mesmo. A doença é alvo das articulações, pele e outros órgãos do corpo. A causa exacta do lúpus é desconhecida, mas os pesquisadores já suspeitavam que a genética desempenha um papel, porque a doença é mais comum em algumas populações étnicas do que outros e também tende a funcionar nas famílias. Os pesquisadores compararam marcadores genéticos em 1.923 pessoas com lúpus e 4.329 pessoas saudáveis. Encontraram cinco genes que foram associados com um risco aumentado de lúpus eritematoso sistémico.
Os investigadores dizem que a presença destes genes, juntamente com as infecções são factores ambientais e estilo de vida, como o sol,o stress, harmónios, fumo do cigarro, todos podem jogar um papel na doença lúpus.

1 comentário:

Fernanda disse...

Bom dia a todos os k visitam este site, por isso eu tenho 2 filhas com 22 e 23 anos de idade devem imaginar a minha preocupação kualker coisa fico alerta a minha mãe tinha eu tenho só espero k a ciÊncia ajude as minhas filhas e todas akelas k sofrem da nossa doença um abraço.