sábado, 28 de agosto de 2010

Descoberta variação genética ligada ao lúpus em homens asiáticos

Variação em um gene no cromossomo sexual X pode aumentar uma resposta imune que leva ao aparecimento da doença

Investigadores da Universidade da Califórnia - Los Angeles, nos Estados Unidos, descobriram que uma variação em um gene no cromossomo sexual X pode aumentar uma resposta imune que leva ao lúpus em homens.

O lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença auto-imune que afeta predominantemente mulheres. Curiosamente, os pesquisadores descobriram que, embora a variação ocorra em um gene no cromossomo X, ou cromossomo feminino, sua influência foi mais forte nos homens do que nas mulheres. Os seres humanos possuem dois cromossomas sexuais - os homens têm um X e Y, enquanto as mulheres têm dois "X". Estudos anteriores demonstraram que variações genéticas no cromossomo X contribuem para o desenvolvimento do lúpus.

Neste estudo, os pesquisadores descobriram que certas variações comuns de sequências de DNA em um gene específico ligado ao X desencadearam uma forte resposta do sistema imunológico, aumentando o risco de desenvolver lúpus, especialmente nos homens.

O estudo foi parte de um esforço internacional para estudar a genética do lúpus em um maior grupo étnico. Pesquisadores analisaram o genoma de 9.274 indivíduos do Leste da Ásia, incluindo aqueles com lúpus e outros saudáveis. Os efeitos genéticos mais fortes foram observados em homens, em comparação com as mulheres e, especialmente, em chineses e japoneses. Novos estudos vão avaliar outras etnias.

Os investigadores acreditam que a descoberta pode levar a uma maior compreensão do desenvolvimento do lúpus e a uma maior exploração das contribuições genéticas específicas ao sexo que pode resultar em terapias mais específicas.

Fonte:
http://www.isaude.net/pt-BR/noticia/10450/ciencia-e-tecnologia/descoberta-variacao-genetica-ligada-ao-lupus-em-homens-asiaticos

Sem comentários: