quarta-feira, 29 de abril de 2009

Investigação sobre o efeito dos corticóides no sistema

Cientista do IGC recebe prémio NEDAI

Maria Francisca Moraes-Fontes, internista, estudante de doutoramento no Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), é a vencedora do Prémio NEDAI de Investigação em Auto-imunidade 2009, no valor de dez mil euros, patrocinado pelo Laboratório Schering-Plough, que anualmente distingue trabalhos desenvolvidos em Portugal que privilegiem a ligação da investigação básica à clínica.

O prémio NEDAI 2009 é atribuído como reconhecimento do trabalho no qual uma equipa de investigadores, liderados por Jocelyne Demengeot, investigadora principal e responsável pelo grupo «Fisiologia dos Linfócitos» no Instituto Gulbenkian de Ciência, estuda de forma inovadora o efeito dos corticóides sobre o sistema imunológico.
ler mais...

domingo, 26 de abril de 2009

Porquê este blogue #2

Este blogue apareceu (além de outras razões já enumeradas) pela necessidade de obter mais informação sobre esta doença que é, ainda, mal compreendida. Ainda falta, ou existe pouca informação. O paciente fica meio desorientado assim que recebe o diagnóstico.

Eu não tenho lúpus. Esta doença foi diagnosticada (minha mulher) à Claudia após internamento no HGSA em Fevereiro 2008.

Durante o mês de Março (após mês e meio internamento) recebemos a notícia, Lúpus. Já sabemos, e agora? Como é? Que fazer?
É um sentimento de impotência muito grande. Mas pensei que não deveríamos baixar os braços.

Foi aí que tive a necessidade de obter e conhecer mais informação sobre esta doença. Procurei em todo o lado em que o poderia fazer. A internet foi uma grande ajuda.
Achei que deveria compartilhar com outras pessoas os conhecimentos que ia adquirindo.

Fui descobrindo pessoas interessantíssimas do ponto de vista pessoal e muito empenhadas na compreensão desta doença.
Sei que não estou sozinho. Todos enfrentamos esta doença da melhor maneira, e uma delas e muito importante, é a informação.

Esta página não tem pretensões de ensinar nenhuma forma de tratamento de Lúpus, as informações aqui contidas são apenas uma forma de ajudar as pessoas a lidarem um pouco mais facilmente com esta doença.

É uma partilha de informações!

sábado, 25 de abril de 2009

Doenças provocadas por disfunções do sistema imunitário afectam 10% da população portuguesa

... As doenças auto-imunes são patologias causadas por uma disfunção do sistema imunitário, que ataca as células e tecidos do próprio organismo da pessoa doente, existindo cerca de uma centena de doenças identificadas, entre as quais a artrite reumatóide, espondilite anquilosante, lúpus, vasculites, doenças inflamatórias intestinais, esclerose múltipla e um tipo de diabetes...

Fonte:
http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=132997

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Casos de doenças auto-imunes crescem em Portugal


O número de casos de doenças auto-imunes tem vindo a aumentar entre a população portuguesa, com uma prevalência que se estima atinja já os 10 por cento da população, ou seja, cerca de um milhão de pessoas.Este é um dos principais pontos em análise no 1.º Congresso Nacional de Auto-Imunidade, que se realiza dias 24 e 25 de Abril, no Hotel Westin, em Torres Vedras, organizado pelo Núcleo de Estudos de Doenças Auto-Imunes da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (NEDAI-SPMI), que decorre em simultâneo com a respectiva XV Reunião Anual.

Fonte:
Lusa
http://www.lusa.pt/lusaweb/user/showprel?service=3&maindoc=9584726

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Gene explica o maior risco de Lúpus nas mulheres

Um gene localizado no cromossoma X parece estar relacionado com o desenvolvimento do Lúpus e poderá explicar a razão de as mulheres terem um maior risco de desenvolver esta doença do que os homens, sugere um estudo publicado no “Proccedings of the National Academy of Sciences”...

Fonte:
http://www.alert-online.com/?key=680B3D50093A6A202E42140A321A2A5C0B683E0A7607517A615D7F

terça-feira, 21 de abril de 2009

Lúpus Eritematoso Sistémico #6

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é baseado numa clínica ou atingimento de órgão típico associado à presença de auto-anticorpos, nomedamente antinucleares (ANAs) e anti-DsDNA, entre outros. É de salientar que estes não devem ser pedidos fora de contexto clínico típico, pois podem ser positivos em pessoas saudáveis, que nunca vão ter a doença.

sábado, 18 de abril de 2009

Lúpus Eritematoso Sistémico #5

Como se manifesta?

As manifestações de LES são muito diversas entre doentes, existindo mais de 100 padrões clínicos distintos. Em geral, alia sintomas sistémicos como a febre, a fadiga extrema, o emagrecimento, queda de cabelo anormal (podendo originar peladas) e aftas não dolorosas no palato (céu da boca), à expressão de órgãos. A pele e as articulações são os mais atingidos, originando as lesões mais típicas do LES, como a fotossensibilidade, o exantema facial em forma de borboleta ou mordida de lobo e a inflamação articular, sobretudo das mãos e pés, tipicamente não destrutiva. Porém, todos os órgãos podem ser atingidos, como, por exemplo, o rim com a típica nefrite (inflamação no rim), que pode levar à Insuficiência renal terminal.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Lúpus Eritematoso Sistémico #4

Como se pode prevenir?

Não existe prevenção. Mais uma vez, o diagnóstico atempado e correcto, efectuado por profissionais com experiência, é fundamental para evitar o dano crónico da doença.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Lúpus Eritematoso Sistémico #3

Quais são as causas?

O LES é uma doença auto-imune. Isto significa que existe um problema na regulação do sistema imune do nosso organismo, que habitualmente nos protege de doenças sistémicas e infecções lesivas. No entanto, em doentes com LES ou com outras doenças auto-imunes, o seu sistema imune torna-se incapaz de distinguir entre substâncias lesivas e estruturas normais do organismo, resultando em inflamação crónica. Actualmente, o mecanismo da auto-imunidade ainda não é bem compreendido mas é, seguramente, uma expressão da relação meio ambiente e genoma susceptível.

No caso do LES, existe também um subtipo induzido por medicamentos, ao qual devemos estar atentos quando surge em doentes polimedicados.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Relato de Tiago Israel

Tiago Israel faz o seu relato, tem 25 anos, e vive em Ovar

Olá!

Deixo aqui então a minha historia…

Chamo me Tiago Israel, 25 anos e tenho lúpus, mais propriamente lúpus eritmatoso sistémico.
Como começou? Bem, estávamos em Agosto, trabalhava eu já a cerca de 2 anos na pizza hut de Aveiro, quando comecei a ter uns problemas de saúde. A bem dizer, já tinha começado antes, ainda durante as aulas. Cansaço, dores nas articulações, etc. Mas foi a trabalhar a 40 horas nas férias que tudo piorou. Cansaço e muitas dores nas articulações ao levantar, quase nem me mexia… Ate que o meu joelho esquerdo começou a inchar. Hospital de Aveiro aqui vou eu. Resultado: drenagem do líquido e anti-inflamatórios.

Três vezes lá fui, sempre com o mesmo resultado no espaço de um mês, ate que meti baixa e fui a médica de família ver o que se passava. Entretanto, os anti-inflamatórios receitados sem nenhum tipo de protecção para o estômago a acompanhar causaram me uma úlcera, o que envolveu uma endoscopia para confirmação e uns tempos a Ulcermin e mais uns que não me lembro. A minha medica de família tentou realmente, foram exames atrás de exames, raios x atrás de raios x, mas não acertava. Ate que fui a uma consulta de ortopedia no hospital de Ovar, que é onde resido. Lá, o ortopedista, mal viu as analises disse que eu era um caso de reumatologia, não de ortopedia. Viemos recambiados, eu e a minha mãe para a médica de família que lá passou a carta para o hospital da Feira, avisando porem que havia uma lista de espera de pelo menos 2 anos, mesmo marcada como urgente. Como a minha situação detiorava de dia para dia, com perda de peso, anemia, dores nas articulações, fomos falar com o ortopedista que nos tinha “despachado”. Disse-nos ele: “Meus amigos, reumatologia só no Porto e Lisboa, não há na Vila da Feira. Estão a mandar-vos para medicina interna.” A minha mãe, vendo -me com 60 kilos, eu que pesava 94 com 1,95 de altura, perguntou se era verdade da lista de espera. O médico assentiu e disse que o melhor era um privado de momento. A muito custo lá o convencemos a dar o nome de um. Entretanto pairava um diagnóstico ameaçador sobre mim, dado pela médica de família: Artrite Reumatóide. E porque? Derivado a analises que tinha feito, com proteína c reactiva muito alta e ao historial de família, com uma tia já acamada com apenas 43 anos, com essa doença.

Lá fomos ao privado. Dr. Araújo Pinto, consultório em Gaia. “Vão a este médico, é muito bom e trabalha na reumatologia do S. João no Porto”, tinha nos dito o tal ortopedista.

Amigos e amigas, digo vos que no dia em que lá entrei, ele soube logo o que era. Falamos, mostramos as analises que tínhamos (eram resmas de papeis e raios x) e dissemos o que a medica de família achava. Imediatamente recusou esse diagnóstico e marcou análises num laboratório no porto. Olhei para os papéis e vi anticorpos antiDNA etc.

Segunda consulta, a confirmação. Lúpus eritmatoso Sistémico. Graças a internet eu já desconfiava e já ia mais ou menos preparado. Depois, escreveu uma carta a médica de família, para tratar da minha isenção e uma carta para apresentar no Hospital de S. João no Porto para lá ser seguido. Por ele. Desde então, todas as análises e consultas têm sido lá feitas.

Passei por alguns problemas já, sendo o que ultimamente me vem a afectar é renal, vou fazer uma eco amanha e tenho biopsia marcada para quarta dia 15, seguindo se internamento para terapia.

Terapêutica diária :

10 mg de Lepicortinolo
175 mg de Imuran
400 mg de Plaquinol
20 mg de Omeprazol
100 mg de Voltaren em S.O.S.
Já estive com o lepicortinolo a 40 mg mas fui conseguindo reduzir.

Vamos lá a ver agora como corre a biopsia. Do meu médico, Dr. Araújo Pinto só tenho bem a dizer, sempre disponível, inclusive quando ligava para casa dele devido a mais uma visita as urgências, sempre com uma palavra amiga, sempre tudo a tempo e horas. Do Hospital S. João, também sem queixas e com uma palavra de apreço as enfermeiras que já me conhecem e aturam as vezes. Para a minha mãe, companheira de todas estas andanças um grande beijo.

Aqui fica a minha história, acho que já me “estiquei” um bocado.

Tudo de bom e muita força, pois 50% somos nós… Só o resto os medicamentos!

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Lúpus Eritematoso Sistémico #2

Qual a sua frequência?

A frequência correcta é difícil de conhecer, pois a frequência entre populações e centros de referência é variável. No entanto, trata-se de uma doença rara, que atinge preferencialmente mulheres em idade reprodutiva e numa proporção sexo feminino: sexo masculino de 9:1.

domingo, 5 de abril de 2009

Lúpus Eritematoso Sistémico

O que é?


O Lúpus Eritematoso Sistémico (LES) é uma doença crónica auto-imune que pode afectar todos os órgãos ou sistemas, em especial a pele, as articulações, o rim e o sistema hematopoiético. Foi descrito em 1882, pela caracterização das lesões cutâneas típicas da face que lembravam a mordida de um lobo (Lupus, palavra de origem grega). É uma doença de expressão variável, com um amplo espectro de gravidade, desde muito ligeira até muito grave, podendo ameaçar a vida.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Teste rápido para Lúpus

Se você detectar 3 dos sintomas abaixo, procure um médico para avaliação: juntas doloridas ou inchadas por meses, dedos pálidos no inverno, feridas na boca/nariz por mais de 2 semanas, baixa contagem de células brancas ou plaquetas, manchas vermelhas no nariz/bochechas, febre inexplicada, sensibilidade ao sol, dores no peito ao respirar, proteína na urina, fadiga extrema por dias.