quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Doenças reumáticas...

... Sob a designação de doenças reumáticas escondem-se mais de uma centena de patologias, cada qual com vários subtipos. São todas doenças dos músculos e do esqueleto, de causa não traumática e que partilham sintomas como a dor, a tumefacção (inchaço) e a limitação da mobilidade.

São, no entanto, doenças muito diferentes. Tão diferentes como a artrite reumatóide, a artrose, a osteoporose, o lúpus eritematoso sistémico, a espondilite anquilosante, a gota, as tendinites e a febre reumática.

5 comentários:

Fernanda disse...

Olá bom dia alguem sabe algo sobre ANEMIA DE CÉLULAS FLACIFORMES já peskisei e n me parece nada de bom. Eu vou fazer o exame tb só me faltava mais esta para juntar ao LUPUS. Se alguem tiver conhecimento podia partilhar. Um abraço para todos.

Israel disse...

A anemia falciforme é causada pela falta de ferro no sangue necessario para a formação da hemoglobina que é o principal componente e o mais necessario dos gçóbulos vermelhos. Caracteriza-se pela perda da capacidade dos referidos globulos vermelhos transportarem os gases que fazem a nossa respiraçao(oxigenio e dioxido de carbono). Designa-se de falciforme, pois os blobulos vermelhos, em vez da sua forma redonda biconcava habitual, assumem uma forma diferente, normalmente em forma de foice. É uma doença normalmente mais comum em pessoas de etnia africana, normalmente consegue se controlar com suplementos de ferro. Espero ter ajudado!
Um abraço

Tony Madureira disse...

Olá Fernanda,

Estás bem?

Relativamente a este tema, acho que não deves “sofrer” por antecipação.
Pelo que me dá a perceber ainda vais fazer exames, por isso deves aguardar pacientemente.
Também já sabes que por vezes o que se lê, tem que ser bem percebido.
Contudo, verifica este site: http://www.saudelar.com/edicoes/2007/agosto/principal.asp?send=06_medicina.htm


Bjs

Gleizy disse...

OI! Alguém sabe se é normal sentirmos dores reumáticas mesmo quando os exames mostram que não estamos com atividade lúpica?

Bjos

Fernanda disse...

Olá bom dia a todos só k n o meu caso n é sofrer por antecipação porke minha mãe tinha e essa é HEREDITÀRIA foi dita pelos medicos agora é só ver k tipo eu tenho. À algo k n se pode dar com estas HEMONOGLOBINOPATIAS é o FERRO e foi o k aconteceu. Começou a depositar se noutros locais podia ter acabado em estado terminal com os meus RINS. A minha sorte foi a NEFROLOGISTA axar k algo n tava bem porke a CREATININA tava mas o resto n e n dava certo Se eu continuasse com o FERRO podia ter sido fatal. O LUPUS esconde muita doença k se atribui a ele e nem sempre é, tenham cuidado e alertem os vossos medicos. Faço o exame dia 7 e sei resultados dia 22 DEZEMBRO dp já posso dizer mais algo concreto UM ABRAÇO