quarta-feira, 27 de maio de 2009

Lúpus Eritematoso Sistémico #8

Qual é o prognóstico?

O prognóstico dos doentes com LES melhorou significativamente nos últimos anos, com o desenvolvimento de esquemas mais agressivos e menos tóxicos. A gravidez de doentes com LES é possível, mantendo medicamentos que anteriormente se pensavam tóxicos. Felizmente, a maioria dos doentes tem doença ligeira, só articular e cutânea e que não interfere na funcionalidade e esperança de vida. A taxa de sobrevida aos 10 anos de doentes com LES é de 85%.

8 comentários:

Lah Fialho disse...

Gostaria de saber se há algum portador de Lupus ou SJogren que a doença se manifestou após uma dieta- emagrecimento (com nutricionista, sem uso de medicamento). Digo isso porque em 2004 fiz uma dieta e emagreci 35 kg, logo adoeci... Após tratamento voltei ao peso e hoje depois de 3 anos que estava com a doença adormecida, decidi fazer novamente a dieta, emagreci 15 kg, e a doença voltou a se manifestar. Abraços a todos,

Maria disse...

Passei por cá para vos dar um grande abraço, os desejos que tudo vá correndo bem com a Claúdia, por cá continu em exames que não acambam mais,diagnósticos que aumentam,e dia 26 de junho lá vamos saber mais sobre os exames feitos.

Beij. com muito carinho para todos vocês.

Maria :)

Elvira Carvalho disse...

Passei para deixar um abraço, desejar bom fim se semana, e saber como vai a Cláudio, já que não sei se o calor tem influência na doença. A minha sobrinha com a esclerose múltipla passa sempre mal com o calor.

Paula Ferreira disse...

olá Larissa
Eu tenho Lupus e Sjogren e não teve nada a ver com dietas, alias o Sjogren só me foi diagnosticado uns anos mais tarde que o Lupus.
Em relação a recaida da doença na altura da dienta eu acho que isso é normal pois com a perda de peso aumenta a vunerabildade imunologica. No meu caso quando a doença se manifesta perco muito peso e quanto mais peso perco mais tempo demora a recuperação...
Espero que tenha ajudado..

Graça Lopes disse...

Tony e Cláudia.
Passei para desejar um bom fim de semana com alegria e saúde especialmente para a Cláudia.
Passo sempre para ver as vossas informações, é sempre bom estarmos "por dentro" dos assuntos.
Com as ginastas da alma está tudo bem.
Um abraço

Dani Dias Delgado (Mamy Coragem) disse...

Oi Tony, menino desculpa o sumiço. Falando em gravidez, tô grávida tbm. Tomando todos meus remedinhos, já que tenho a SAF.
Beijo pra vc querido

Lisa disse...

Passo para desejar bom fim de semana a toda a família!

Beijos

Lisa

Tony Madureira disse...

Olá a todas,

Larissa, fala com a Paula, ela pode te ajudar concerteza.

Bom fim de semna para todas.

Bjs