quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

A quem deve recorrer?

O Lúpus exige a colaboração de uma equipe multidisciplinar. Deve haver uma estreita ligação entre o Médico de Medicina Geral e Familiar e os Especialistas neste tipo de doença, sendo frequente haver necessidade da intervenção de outras Especialidades, assim como a de outros Técnicos como sejam Enfermeiros, Psicólogos, Fisioterapeutas, Assistentes Sociais e outros.

Os Especialistas com mais experiência neste tipo de doenças são os de Medicina Interna e de Reumatologia. Também alguns Nefrologistas assumem a responsabilidade global por estes doentes e não apenas do rim.

8 comentários:

Antonio Moreira disse...

ola tony td bem por ai?... sim penso que o que disse esta correcto , por norma, sao os reumatologistas e os medicos de medicina interna que fazem o acompanhamento de doentes com lupus. eu pelo menos no meu hospital (SANTOS SILVA , vila nova de gaia)estou a ser acompanhado por um medica de medicina interna. parabens pelo gd blogue que tem dado uma grande ajuda.

Antonio Moreira disse...

bem tony penso que ainda nao me "identifiquei" claramente apesar de ja ter feito alguns comentarios aqui no blogue. entao e o seguinte: chamo-me antonio moreira, tenho 19 anos e sou de vila nova de gaia (xona relativamente "vizinha" do marco de canaveses loll). a minha historia com o lupus começou mais afincadamente no inicio do ano de 2010. quando durante os meses de janeiro , fevereiro , março e abril começei sentindo muitas dores articulares , para alem de um enorme cansaço falta de apetite, quedo de cabelo, manchas na pele, principalmente nas maos (que ja tinha desde ha varios anos mas sempre pensando que seriam frieiras, mas puro engano, muito provaelmente ja seria o lupus a dar sinal de si). Todos estes sintomas foram piorando c o passar do tempo ate q a situação foi ficando muito seria , pois cheguei a ter dias q praticamente nao saia da cama. ate que tive mesmo que marcar consulta num medico (na alura de cirugia vascular , pensava eu q td derivava das supostas frieiras ,tlvez inocentemente e certo, mas jamais me passaria que podesse ser les, alias nunca tinha ouvido falar em tal coisa). o medico mt atencioso mal se deparou com o lastimoso esado das minhas maos , prescvreveu-me logo umas analises ao sangue ( com avaliação dos anti-corpos e os valores do dna). passaso 2 semanas recebo as analises pela mao do medico e este diz-me que me devo dirigir a um reumatologista o mais rapido possivel . assi o fiz. do dia 27 de maio de 2010 la vou eu a um reumatologista , que me perguntous os sintomas e pediu para verificar as analises... e nem foi preciso mais .... diagnostico efectuado : lupus eritematoso sistemico.(c envolvimento renal). fiquei assustado e claro, mas a medica muito simpatica la me explicou tudo sobre a doença.cuidados , medicação e algumas alterações na rotina e claro.infelizmente tive q deixar desporto (etsava bo primeiro ano da faculdade, foi q mais me custou ate hj) . quanto a medicaçao começei çogo a fazer o lepicortinol , plaquinol , trental, omeprezol, calcio e magnesio. felizmente a situação ficou controlada . e hj ja me encontro ha algm tmpo em remissao. ja baixei algumas "doses"na medicação. espero continuar assim por muito tempo. longe do tormento que foram aqueles 4meses. queria tambem aproveitar para enviar uma mensagem de força a todos os portadores desta doença. ..... pk "nos podesmos ter lupus, mas lupus jamais nos tera a nos" ... gd abraço tony e muitos parabens pelo teu trabalho.

Antonio Moreira disse...

tony desculpa comentar a estas horas (mas hj estou sem sono, e com apetite para a escrita xD), gostava que me podesses esclarecer (ou algum participante do blogue) uam duvida : e certo que o les "ataca" maioritariamente as mulheres ( 9 mulheres pra 1 homem acho eu) , no entanto tenho ouvido dizer que e mais grave no sexo masculino . a minha duvida e porque???

Tony Madureira disse...

Olá António,
É assim que gostas que te chamem?
Como estás?

Antes de mais, muito obrigado pela participação.
Queres fazer o teu relato mais permenorizado para publicar um post, ou queres que "puxe" o teu comentario para post?

Qualquer coisa, tens também o meu e-mail.

Aquele abraço

Tony

Antonio Moreira disse...

ola tony, quanto ao nome prefiro que me tratem por tó ... podes puxar o comentario para o post , obrigada.... cmg esta td bem e por ai?

gd abraço

Tony Madureira disse...

Olá Tó,

Por cá está tudo mais ou menso, vamos vivendo, um dia de cada vez...

Já lá está o post.

Aquele abraço

Tony Madureira disse...

Se quiseres enviar teu contacto, e-mail...


Abraço

Antonio Moreira disse...

ola tony ja vi k ja fizes.te o post do meu relato, desde ja mt obrgado. quanto ao meu e-mail e o seguinte: antoniojuventudegaia@hotmail.com.....FORÇA!!! para ti e para a claudia..

como sempre, aquele abraço