domingo, 18 de julho de 2010

Desvendada causa da inflamação nos rins dos doentes com lúpus

Num trabalho publicado na edição online do “Nature Medicine”, cientistas norte-americanos revelam ter verificado que a activação de células imunes conhecidas como “basófilos” (glóbulos brancos) é a responsável pelos danos nos rins em ratinhos com nefrite lúpica, inflamação no rim desencadeada pelo lúpus eritematoso sistémico (LES)...

... Para tal, os cientistas examinaram amostras de sangue de 44 pessoas com lúpus e descobriram a presença dos anticorpos auto-reactivos, bem como uma quantidade elevada de basófilos activados, facto não observado em pessoas saudáveis. Por isso, os investigadores sugerem que o controlo destes níveis será altamente eficaz no tratamento da condição. No comunicado publicado na Eurekalert, a equipa, liderada por Juan Rivera, refere já existir no mercado um fármaco para a asma, denominado omalizumabe, que bloqueia a activação dos mesmos, evitando a inflamação dos rins.

3 comentários:

Fernanda disse...

Olá bom dia hj é dia de vivsita ao HOTEL vou falar nisto á minha NEFROLOGISTA e pedir k me esclareça espero k esteja tudo a correr bem com a Cláudia um abraço.

Ci Dream disse...

Deixo um beijo...já não vinha cá a algum tempo...

Espero que esteja tudo bem com a família Madureira

Paula Ferreira disse...

Boas noticias!! Pé ante pé (de caracol, mas não importa!)vão chegando lá.... acredito que a descoberta total está para breve..