terça-feira, 29 de junho de 2010

Quando os sentimentos são as causas das doenças

Emoções podem se converter em sintomas físicos. É a chamada somatização

Os exames não indicam nenhuma causa orgânica, mas os sintomas estão lá. E por mais que o médico tente combatê-los, eles retornam, principalmente em situações de tensão. Sim, emoções como stress, tristeza, decepção e frustração podem se converter em enxaqueca, gastrite, doenças de pele e em casos mais grave até mesmo servir de gatilho para doenças auto imunes. É o que os médicos chamam de somatização...

... Sabe-se também que algumas doenças como lúpus, artrite, fibromialgia e vitiligo têm relação com as emoções. “Sabemos que pacientes com lúpus ou artrite frequentemente apresentam também depressão, mas o que não sabemos ao certo ainda é o que é causa e o que é consequência, ou seja, se a depressão levou a uma dessas doenças auto imunes ou se a ocorrência dessas doenças é que acabou deixando o paciente deprimido”, afirma.

2 comentários:

Brasil de sonhos disse...

Bom dia, meu nome e Sônia, lendo este artigo penso que sentimentos ao sim causas de doenças, no meu caso trato de Lupus a mais de 15 anos e tenho uma vida normal e saudavel graças a Deus, mas em minha historia de vida começo com uma regeiçao ainda criança com 1 ano e meio quando fui dada à adoçao, e ainda separada de um irmao gemeo, dai penso que muito se contribuiu para esta doença e outras como o vitiligo tbem.

Tony Madureira disse...

Olá,
Obrigado pelo comentário e pela visita.

Bjs