sábado, 20 de fevereiro de 2010

Exame de urina indica problemas renais em pacientes com lúpus

Um exame simples de urina que indica níveis altos de quatro proteínas pode ser capaz de detectar precocemente danos renais em pessoas com lúpus. Embora a técnica, testada em ratos por pesquisadores do UT Southwestern Medical College, EUA, possa levar anos até ser utilizada clinicamente, é uma maneira bem melhor para identificar problemas de rim do que os usados actualmente…

… Actualmente, a detecção de danos nos rins é feita por biopsia (uma agulha retira uma amostra do tecido renal), um processo invasivo e stressante para os pacientes.

A detecção das proteínas em níveis elevados nos animais com lúpus pode revelar mais a respeito do mecanismo da doença. Cada proteína está envolvida em um processo bioquímico específico, então a existência de níveis elevados das mesmas em certo estágio do lúpus pode indicar muito sobre o processo auto-imune no organismo.

Além disso, o teste de proteínas pode ainda ter potencial para monitorar pacientes com problemas renais resultantes de diabetes, hipertensão e outras doenças…

Fonte:

http://cienciadiaria.com.br/2010/02/17/exame-de-urina-podera-detectar-precocemente-problemas-renais-em-pacientes-com-lupus/

Sem comentários: