quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Quais os sintomas e sinais que sugerem Lúpus?

São essencialmente:

· Cansaço, perda de apetite (anorexia) e emagrecimento.

· Manchas vermelhas/rosadas na pele da face (sobretudo nas bochechas e nariz, em forma de borboleta) pescoço ou braços.


· Manchas vermelhas/rosadas, em forma de disco, na pele (que nessas zonas fica mais sobressaída) e que pode deixar cicatriz – lesão discódide. Perante estes problemas o médico pode necessitar de realizar uma biópsia cutânea (retirar uma pequeníssima parte da pele com um bisturi para observação ao microscópio).

· Excessiva sensibilidade à luz solar – fotosensibilidade


· Mudança de cor das extremidades (geralmente do(s) dedo(s) da mão ou pé) que se tornam brancas ou azuladas, desencadeada pelo frio e/ou emoções (fenómeno de Raynaud).

· Perda de cabelo (alopecia)


· Úlceras (feridas) na boca ou nariz

· Dores nas articulações (geralmente mais que duas e sobretudo nos dedos das mãos, punhos, joelhos, tornozelos ou anca) com predomínio matinal e, por vezes, acompanhadas de regidez e/ou calor, vermelhidão, inchaço e dificuldade nos movimentos (artrite, isto é inflamação) geralmente sem deformações articulares.


· Inflamação do revestimento dos pulmões (pleura) – pleurisia, que se manifesta por dor torácia que se agrava com a inspiração profunda e com a tosse e/ou derrame (existência de liquido) na pleura.

· Inflamação do revestimento do coração (pericárdio) – pericardite, que se manifesta por dor torácia que alivia quando o doente se dobra para a frente e para baixo sobre os joelhos e/ou derrame no pericárdio.


· Problemas de funcionamento do rim: existência de proteínas na urina (onde normalmente não existem) – proteinúria, que é geralmente acompanhada de inchaço das mãos, face e pés – e/ou existência de fragmentos de células do sangue e/ou dos túbulos do rim na urina (que em situações normais não existem) . cilindros. Perante estes problemas o médico pode necessitar de realizar uma biópsia renal (retirar uma pequeníssima parte do rim com uma agulha para observação ao microscópio).

· Convulsões (movimento da epilepsia) e/ou depressões, psicoses,…


· Cansaço, palpitações, palidez,… (por anemia)

· Aumento da susceptibilidade e (portanto) da frequência de infecções (por diminuição do nº de glóbulos brancos,…)


· Hemorragias/nódoas negras fáceis (por diminuição do nº de plaquetas).

Embora todos estes possam existir no mesmo doente (tornando o diagnóstico fácil), na maioria dos casos só alguns existem numa determinada fase e num mesmo doente.

8 comentários:

Dani.Danilo e Nicholas disse...

Bom dia amigo,
Desejo bom fim de semana a vcs.

paula simoes disse...

olá

queria agradecer por ter passado no meu cantinho e ter-me dado apoio e carinho

não conhecia esta doença e gostei de ler

bom fim de semana

beijinhos do tamanho do Mundo

São disse...

Obrigada pela informação.
Bom fim de semana.


As letrinhas não são dispensáveis?

Isa disse...

Querem acreditem ou ñ,estava a procurar o vosso blog.Ñ gosto de ficar tanto tempo sem "novas" dos Amigos.Sem "novas2 do meu Clã.
Tenho estado constipada.Penso k arrebitarei este final de semana,+resguardada.
Beijinhos
isa.

Menina do Rio disse...

Olá! Um beijinho pra tu também!
tem um ótimo domingo

Querubim disse...

Boa noite, obrigado Tony pela mensagem deixada no meu blog desejo um bom fim de semana também para si! Beijos

myckaella disse...

É trite ler uma postagem sobre todos os problemas da sua vida,sinto quase todos os sintomas da Lúpus e já andei em vários especialistas mais nenhum souberam me dizer,ou explicar o que eu tenho,é triste dizer isso mais tenho quase certeza que se trata dela. Gostei do Blog,da postagem de tudo,me esclareceu em muitas coisas,obrigado.

Tony Madureira disse...

Aparece Myckaella.
Mt obrigado!