domingo, 24 de novembro de 2013

Ao deixar de ser um segredo é o primeiro passo para deixar de ser um problema.



No dia 25 de Novembro celebra-se o Dia Internacional pela Eliminação da violência contra as mulheres.
No meu livro O Andamento dos Dias que lancei no dia 21 de Setembro escrevi um texto (para os adolescentes) alertar para este fenómeno. Está na página 131. Aqui fica:
 
Pois é! Falemos de um assunto muito sério meus caros jovens, que é a escolha de parceiro (a) para um relacionamento como o namoro. É uma das mais importantes decisões que farás ao longo da vida. Os relacionamentos amorosos contemporâneos parecem-me dotados de grande fragilidade. Falo do que vejo, aprecio e perceciono, mas parece-me que é geral. Enganado está quem acredita que a violência nas relações é um fenómeno que está circunscrito ao casamento. Ou seja, não é um fenómeno manifesto só adultos. As novas gerações provam que cada vez mais cedo começam as agressões já na adolescência. Por isso meus caros (as) estejam atentos a todos os sinais, escolham bem os parceiros (as), e nunca, mas mesmo nunca se tornem vitimas. Denunciem, denunciem! Denunciem casos que (eventualmente) conheçam.
Falem sempre e conversem com os pais.


 

1 comentário:

Mª Del Carmen Moledo disse...

Grande verdade Tony! Atualmente, a pesar das medidas que são tomadas, e de toda a informação que existe ao respeito, parece que o número de vítimas vai em aumento. E o que é paradoxal, ou pelo menos a mim assim mo parece, é que acontecem muitos abusos entre parceiros adolescentes onde o rapaz acha que é dono da sua namorada e chega a impor uma série de condições totalmente autoritárias e desmedidas, que no caso de serem descumpridas, acabam moitas vezes em dano físico. E o que a mim me parece incrível, é que uma rapariga de hoje em dia aceite uma relação com alguém que impõe a sua lei, e que lhe diz como ela tem de comportar-se, com quem ela pode ou não pode falar, aonde pode ir ou não, como deve vestir, etc. E o que ainda é pior, é que a maioria destas mulheres consideram que esse comportamento dos seus parceiros é devido ao amor que eles sentem por elas, e não querem ouvir quando são advertidas do que está a acontecer na realidade.