segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Lúpus

É uma doença auto-imune, em que o sistema imune ou imunológico - o sistema constituído pelas células, como os linfócitos e mediadores como os anticorpos - que normalmente protege o nosso corpo, se vira contra si próprio e o ataca, provocando inflamação e alteração da função do órgão afectado. A inflamação provoca dor, calor, vermelhidão (ou rubor) e inchaço (ou edema).


Não existe causa conhecida de Lúpus e não existe cura para esta doença. O Lúpus é uma doença crónica (para toda a vida), ainda que existam fases de remissão (em que a doença se encontre “adormecida”, i.e., inactiva) e fases de surto (em que a doença reactiva).


A doença pode afectar muitos órgãos e sistemas diferentes (daí a denominação sistémica), em especial a pele a articulações, e podem existir formas muito diferentes da doença (i.e., os sintomas variam de doente para doente e até, no mesmo doente, de período para período).


O Lúpus tem um amplo leque de gravidade, podendo ter complicações muito graves, que exigem atenção urgente. No entanto, as terapêuticas actuais permitem dar à maior parte dos doentes uma boa qualidade de vida.

Fonte:
http://www.nedai.org/rubrica.aspx?id_seccao=51&id_rubrica=118&ord=6

9 comentários:

Unknown disse...

Caros, tenho me tratado com alergista sem resultados. Tenho alguns sintomas, que não sei se são compatíveis com o Lúpus:
1) Aparecem manchas quase sempre "arredondadas" no corpo todo, mas, com maior incidência no tórax (barriga e costas) mãos, inclusive nas palmas, rosto, pés (incluve na planta), dedos,enfim...
2) Tenho tido queda de cabelo bastante acentuada
3) Eventualmente, aftas
4) Dores nas "juntas" ,aliás, estou escrevendo, pois desde ontem estou com, praticamente, todas as juntas doendo.
5) Tenho tido problemas urinários, com sintomas de infecção urinária. Dor ao urinar, vontande constante, as vezes até com incontinência
6) Há uns dois anos apareceram "manchas" vermelhas em todo meu pesçoço, so não, na parte frontal, que quando se aperta com o dedo, elas ficam "brancas".
7) Venho me tratando com psiquiatra desde fevereiro deste ano, por conta de uma série de anormalidades: ansiedade, angústia, sindrome de pânico, fobia social que mesmo com terapia e medicação, arrefece mas não passa.
Em compensação engordei, ao invés de emagrecer, nunca tive as tais "asas de borboletas", mas me sinto cansada constantemente...
Não sei mais que médico procurar.
O alergista sugeriu que procurasse um reumatologista.
Pergunto: no caso de suspeita de lúpus, que médico devo procurar, ou que exames devo fazer, já que tenho um filho que é médico anestesista que poderia solicitar os exames necessários e me poupar mais uma ida ao médico.
Ficaria muito grata com o retorno de vocês e mesmo (tomara) que não seja lúpus parabenizo pelo trabalho de vocês. Meu e mail: malves.machado@gmail.com.
Obrigada e um 2011 repleto de realizações felizes. Márcia Machado - Brasília/DF

Natália Fera disse...

Amigos Para vocês


•°*”˜˜”*°•.¸☆ ★ ☆¸.•°*”˜˜”*°•.¸☆
╔╗╔╦══╦═╦═╦╗╔╗ ★ ★ ★
║╚╝║══║═║═║╚╝║ ☆¸.•°*”˜˜”*°•.¸☆
║╔╗║╔╗║╔╣╔╩╗╔╝ ★ NEW YEAR ☆ 2011
╚╝╚╩╝╚╩╝╚╝═╚╝ ♥¥☆★☆★☆¥♥ ★☆

Beijinhos

Tony Madureira disse...

Olá Marcia,

estás bem?

Na Claudia foi diagnosticado após internamento em medicina interna.

Tony Madureira disse...

Alguem quer comentar para a Marcia?


Obrigado

Tony

Antonio Moreira disse...

no meu caso , foi-me diagnosticado por um medica da especialidade de MEDICINa INTERNA .. tendo eu tido muitos dos sintomas que referiu ...

Tony Madureira disse...

Olá Antonio,

Obrigado.

Já nos conhecemos?

Abraço

Tony

Anónimo disse...

Olá

Pedi uma amiga para o LÚPUS, minha amiga era uma pessa fantástica, especial! Há que saudades de minha inesquecível Simone Leguissaman!
Ela era uma pessoa hiper querida, parceira, solidária. Era uma verdadeira artísta plastica. Sempe animando a todos!
Acredito que se ela ivesse feito o tratamento certinho ainda estaria entre nós!
saudades!
Desejo a todos que sofrem desrte mal que a cura chegue logo!

Antonio Moreira disse...

ola tony... ainda nao nos conhecemos pois foi a 1ª vez q comentei o blogue( que desde ja esta muito bem elaborado e contem informação bastante util relativamente a doença. assim como tambem e importante para partilharmos as nossas "expericiancias" com o lupus )... e por ai esta td bem consigo e c a claudia? grande abraço

Tony Madureira disse...

Olá António,

Obrigado pelas palavras
Faço o que posso(com as minhas limitações)por esta causa. O blogue é de todos vós.
Usem e abusem.
Obrigado pela participação.
Agora falaremos mais...

Aquele abraço

Tony