domingo, 12 de dezembro de 2010

Gravidez afectada por genes do sistema imunitário

Uma equipa de investigadores, liderads por Ashley Moffett, da Universidade de Cambridge, Reino Unido, descobriu novos dados sobre a influência de factores genéticos que aumentam a protecção contra doenças comuns da gravidez. O estudo foi publicado na edição on-line do “Jornal of Clinical Investigation”.

Um passo fundamental para o início de uma gravidez bem sucedida é a invasão da mucosa do útero por células fetais conhecidas como trofoblastos, que se tornam o principal tipo de célula da placenta. Uma invasão trofoblástica inadequada do revestimento do útero pode originar problemas na gravidez, nomeadamente pré-eclâmpsia, aborto e restrição do crescimento fetal.
Interacções entre as células mãe conhecidas como células NK uterinas e trofoblasto fetal – interacções específicas entre as moléculas HLA-C do trofoblasto fetal e os receptores KIRs presentes nas células NK uterinas - são fundamentais para determinar a extensão da invasão do trofoblasto.

Dados anteriores da mesma equipa de investigadores indicaram que uma combinação específica entre as moléculas HLA-C do trofoblasto fetal e as KIRs estava associada com um risco aumentado de pré-eclâmpsia. Neste estudo, a equipa ampliou essa correlação à restrição do crescimento fetal e às interrupções recorrentes da gravidez. Além disso, também determinaram que a presença de outros KIR que combinam com a molécula HLA-C fornece protecção contra os mesmos distúrbios comuns da gravidez.

Sem comentários: