sexta-feira, 9 de maio de 2014

10 De Maio - Dia Mundial do LÚPUS

 
LÚPUS – Ainda é um ilustre desconhecido da maioria das pessoas.
O Lúpus é uma doença crônica, autoimune e inflamatória, que apresenta sintomas em vários órgãos, gerados por um desequilíbrio no sistema imunológico, fazendo o corpo desenvolver anticorpos contra as suas próprias células.
Para o paciente portador de Lúpus (que é uma doença crónica) nos primeiros momentos, na hora de saber o diagnóstico, a descoberta da doença na sua vida é algo (muito) nebuloso. É uma doença relativamente rara. São muitas as distinções na forma como os doentes lidam com a doença e interpretam os sintomas.
Acontece por vezes o isolamento social de amigos e familiares. Isso deixa o doente mais vulnerável a transtornos emocionais. É muito importante e muito relevante a convivência social na vida do portador de Lúpus. O Lúpus é numa pessoa mas passa a ser de toda a família, pois os laços afectivos marcam a estrutura familiar.
Lúpus exige alterações no estilo de vida da pessoa, para que minimize os sintomas e mantenha a doença relativamente controlada. O relacionamento com toda a estrutura familiar não deve set afectada e nunca deixar que diminua a auto estima.
Sendo Lúpus uma doença rara, complexa, e de causa ( ainda) desconhecida e muito pouco esclarecida, leva a que muitas pacientes não compreendam a sua doença. Esse desconhecimento (também) está presente entre profissionais de saúde.
É muito importante que todos conheçam a doença para que o desconhecimento sobre a patologia não cause angustia, e assim tome proporções muito maiores do que a doença pode trazer e assim ficar com ideia errada da doença.
 
Sinto todos os dias a necessidade de divulgação das características desta doença.
Por isso a existência deste blogue.
 
Procurem saber mais e obterem informação desta doença – Lúpus. Vão ver que o quão seus portadores são pessoas combativas.
 
A todos os portadores de Lúpus o meu grande abraço. São uns grandes guerreiros e umas fantásticas guerreias! Bem hajam!!

 

1 comentário:

Les disse...

Família Linda. :)Sabias palavras é isso mesmo que sentimos com o LES.ƸӜƷ Vamos a Luta pela divulgação do LES ƸӜƷ
(Acontece por vezes o isolamento social de amigos e familiares. Isso deixa o doente mais vulnerável a transtornos emocionais. É muito importante e muito relevante a convivência social na vida do portador de Lúpus. O Lúpus é numa pessoa mas passa a ser de toda a família, pois os laços afectivos marcam a estrutura familiar.)