domingo, 24 de novembro de 2013

Ao deixar de ser um segredo é o primeiro passo para deixar de ser um problema.



No dia 25 de Novembro celebra-se o Dia Internacional pela Eliminação da violência contra as mulheres.
No meu livro O Andamento dos Dias que lancei no dia 21 de Setembro escrevi um texto (para os adolescentes) alertar para este fenómeno. Está na página 131. Aqui fica:
 
Pois é! Falemos de um assunto muito sério meus caros jovens, que é a escolha de parceiro (a) para um relacionamento como o namoro. É uma das mais importantes decisões que farás ao longo da vida. Os relacionamentos amorosos contemporâneos parecem-me dotados de grande fragilidade. Falo do que vejo, aprecio e perceciono, mas parece-me que é geral. Enganado está quem acredita que a violência nas relações é um fenómeno que está circunscrito ao casamento. Ou seja, não é um fenómeno manifesto só adultos. As novas gerações provam que cada vez mais cedo começam as agressões já na adolescência. Por isso meus caros (as) estejam atentos a todos os sinais, escolham bem os parceiros (as), e nunca, mas mesmo nunca se tornem vitimas. Denunciem, denunciem! Denunciem casos que (eventualmente) conheçam.
Falem sempre e conversem com os pais.


 

Non-Toxic Therapy For Lupus Successfully Tested On Patients

Image Credit: Thinkstock.com
http://www.redorbit.com/news/health/1113000605/lupus-cure-vaccine-like-therapy-patients-111213/

ENCONTRO DE DOENTES COM LÚPUS

 
O encontro será no HGSA, no auditório Prof. Alexandre Moreira e será organizado pelo Núcleo (Norte) de Matosinhos da Associação de Doentes com Lúpus

 

sábado, 9 de novembro de 2013

Complicações do Lúpus

Lúpus é uma doença (muito) complicada. Exige tratamento muito cuidadoso para os doentes poderem levar uma vida (quase) normal. Todos sabemos que cada caso é um caso. Uns são mais graves do que outros. Mesmo assim fazendo e tendo todos os cuidados aparecem complicações sérias, muito sérias… é fundamental que as (os) doentes com Lúpus mantenham uma mente saudável e sentir-se bem com elas próprias e na relação com a família e com os amigos, enfim, com todos os outros. Serem capazes de lidar positivamente com as adversidades. Viver o presente sem ter receio do futuro. Sabemos que é fácil a depressão aparecer e ser frequente nestas doentes. Todos os cuidados são poucos. O Lúpus é conhecido como a “doença das mil fases”, ou seja, as complicações provocadas por esta doença são imensas ou inúmeras e afetam variados órgãos. Por vezes nem se consegue distinguir entre sintomas e complicações. Estejam (sempre) atentas e ao menor sinal peçam ajuda médica.