quinta-feira, 7 de março de 2013

Dia Internacional da Mulher


Dia Internacional da Mulher
Muitas sabem porque se comemora, outras nem por isso. Não se trata de uma data meramente comercial, uma oportunidade para sair, jantar fora, movimentar lojas, etc.
 

Existe mesmo um facto histórico que justifica (e muito) a celebração. Neste mesmo dia (08 de Março) de 1857, mais de uma centena de operárias de uma fábrica em Nova Iorque mobilizaram-se numa greve, a primeira realizada apenas de mulheres. Reivindicavam melhores condições de trabalho, que podemos dizer que eram à época sub-humanas. “Exigiam” a redução da carga horária para as 10 horas diárias, onde lhes eram exigidas 16 horas. Equiparação de salários com os homens, (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo trabalho) e tratamento digno dentro ambiente de trabalho. A resposta à greve foi muito violenta, e as mulheres ficaram aprisionadas na fábrica. As operárias foram trancadas na fábrica, que foi incendiada, causando a morte a todas elas, carbonizadas. Só no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que 08 de Março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem às mulheres que morreram na fábrica em 1857, mas somente no ano 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização da nações Unidas).
 

Mesmo com todos os avanços, as mulheres sofrem em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, carga excessiva de trabalho, descriminação no trabalho por serem mães, descriminação no trabalho por serem portadoras de doença crónica e até desvantagens na carreira profissional. Por isso, o esforço deve continuar e tentar terminar com o preconceito e a desvalorização da mulher. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

1 comentário:

Mª Del Carmen Moledo disse...

8 de março dia da mulher. Dia para lembrar a importância da mulher na sociedade, para saber da luta por cambiar uma situação de desigualdade e conhecer todas as melhoras que conseguiram: melhores condições de vida, de trabalho e de direito ao voto... Muitas conquistas, sim... Mas infelizmente em esta sociedade atual parece é que estamos a andar para trás... Muito mais tem que ser melhorado!