quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Faz hoje 5 anos…

Faz hoje 5 anos às 11 horas que a Claudia deu entrada na urgência do HGSA, ficando para internamento (com diagnóstico reservado) às 19 horas.
Foram horas e dias (que se seguiram) de muita angústia. Angustia e ansiedade são sinônimos. Felizmente lidamos construtivamente com ela.
No internamento de 45 (longos) dias e durante o diagnóstico foram despistadas muitas doenças entre muitas outras, leucemia. Até que veio(finalmente) a conclusão do diagnóstico: Nefrite lúpica Classe IV.
Hoje olhamos para trás e vimos como foi lidar com este turbilhão de ideias, diagnósticos, complicações, e alterações nas nossas vidas e da nossa família.
A Rita e a Maria, na altura com 11 e 4 anos respetivamente ficaram (de repente) privadas da companhia da mãe durante todo esse período, e que se seguiu com vários internamentos de 1 semana cada para tratamentos. Foram (e são, é claro) duas filhas fantásticas com um exemplar comportamento. Muito obrigado os amigos e à família que foram fantásticos e incansáveis.
Queremos ajudar as pessoas que passam pela mesma dor, sabemos que nada na vida é por acaso. Há sempre uma luz ao fundo do túnel. Sempre!
Algo mudou em nós? Sim, aprendemos a dar valor a muita coisa que se calhar não dávamos, e mudamos a forma de pensar sobre outras certas coisas…viver um dia de cada vez!
Todos temos perdas, e a Claudia claramente perdeu qualidade de vida com a doença. Por vezes a vida é injusta. As manifestações que acompanham a doença: As dores, a fadiga, as perturbações do sono, os distúrbios emocionais, o stress, o “ ataque constante aos órgãos, etc.
Mas estar viva é maravilho!

8 comentários:

Gisele de Menezes disse...

Não é nada fácil... Mas caminhar é preciso...

Tony Madureira disse...

Olá Gisele,

Como estás? Obrigado pelo teu comentário e pela tua presença.

Beijinho.
Tony

Tony Madureira disse...

Olá a todos (as),

O blogue ainda tem o mesmo objetivo, talvez mais alguns…
Este blogue foi criado dentro do hospital no dia que soubemos o diagnóstico da Claudia.
No dia 20 Abril de 2008 escrevia um post a dar a conhecer algumas das razões porque criava o blogue. Fica aqui o link desse post para quem pretender ler e rever. Obrigado a todos (as)!
http://tonymadureira.blogspot.pt/2008/04/porqu-este-blogue.html

Tony Madureira disse...

https://www.youtube.com/watch?v=AkdrsK6r0bU

azurza disse...

parabéns Tony,com certeza a Claudia está bem porque vc está sempre ao lado dela,isso é muito importante pra nós lúpicas,ter um marido nos apoiando! sei que é muito difícil.mais uma vez parabéns!

azurza disse...

parabéns Tony,com certeza a Claudia está bem porque tem vc ao lado dela,lutando junto com ela e dando todo o apoio que ela precisa.isso e´muito importante pra nós lúpicas,ter um marido e companheiro que está sempre presente ! mais uma vez parabéns1

Mª Del Carmen Moledo disse...

Lembranças de momentos duros e dificílimos que, felizmente, já estão “ultrapassados”... Mas a vida não é fácil e a luta continua!!! Parabéns para ti e a Cláudia! Como tu dizes :”estar viva é Uma maravilha” ! Parabéns pelo blogue, pelo teu bom trabalho e um beijo para todos aí em Marco!

Marinilde Carriel dos Santos disse...

Olá, hoje passei no medico de pericie, e ele me maltratou muito falou que essa doença nao é nada, me mandou pedir a conta do serviço, ou voutar a trabalhar como agente de saúde no sol. imagina hoje faz nove dias que estou mais na cama, muita dor, infecçao muito na urina, e doe meu rim,como se tivesse uma brazaqueima. estou com muito medo.
e muito triste, porque as pessoas sao tao maldosa? essa doença a gente luta, mais depois que descobre sempre existe restrinçao como voce disse, precisavamos era de apoio, assim como tu das a tua mulher, parabens por amar tanto ela, pois se tudo que ela passou e esta melhor voce temestado junto dela, e ainda se preocupado em ajudar outras pessoas. pois seu depoimento esta me ajudando neste momento que estava pensando em disistir de tudo. a dor e o sofrimento é muito grande demais.