domingo, 13 de setembro de 2009

Corticoides

É essencial conhecer os possíveis efeitos colaterais deste grande aliado


Para muitos, um medicamento capaz de resolver os mais sérios problemas de saúde. Para outros, um temível e assustador vilão. Quem recebe do médico a notícia de que precisará usar corticoide não consegue deixar de se fazer algumas perguntas. Será que vou engordar? Meu estômago vai ficar ruim? Vou ter insónia? O abismo que separa os dois modos de enxergar o remédio tem fundamento.
A substância é muito importante no tratamento de várias doenças crónicas, como alergias e lúpus, mas ao mesmo tempo traz efeitos colaterais muito fortes e pode até mesmo desenvolver outras enfermidades graves, como o diabetes. A explicação para essas duas manifestações antagónicas está na forma como o remédio actua no corpo.O corticoide sintético altera a acção do corticoide natural (cortisol), produzido pela glândula suprarrenal. Em linhas gerais, a aplicação pode desequilibrar várias funções do organismo, como o sistema imunológico e os níveis de glicose no sangue, ou seja, minar toda a saúde do corpo…

8 comentários:

Anónimo disse...

Estou em falta com todos vós...
Foram as Férias,foi um susto com o meu filho + velho e a minha depressão que,desta vez,deu forte.
Vou fazer uma série de exames e...
continuar a lutar...para vencer de novo.
Boa semana,para o meu querido clã.
Beijo.
isa.

Maria disse...

Desejos de boa semana para voçês todos meus queridos amigos.
Como sempre uma boa informação a quem desconheçe os "Corticoides"
Eu sou a prova viva do erro de dosagem dos corticoides,(perfuração no estomago, e cirurgia de urgência já em processo de piroitenide)...nâo voltei a ser a mesma, com a agravante de ser dificil me tratar agora...enfim, é a vida... continu lutando.

:)) Beij. com muito carinho

M.M.G.

Liliana disse...

Obrigado pela força.
Beijinhos

Merícia Jarimba disse...

E pensar que o resto das nossas vidas vão depender destes "corticoides" que por um lado resolvem uns problemas e por outro arranjam outros problemas.Mas até que apareça outra solução menos agressiva, cá estamos nós a fazer o que tem de ser feito, mesmo sabendo que há riscos.
Uma boa semana para os visitantes do forum e especialmente para a Claudia e o Toni.
Um grande beijinho,

Merícia

Dani Dias Delgado (Mamy Coragem) disse...

Ah Tony, eu tomo corticóide há 10 anos. Iamgino como não anda meu estômago heim?
Agora o que tem me dado alguns problemas é a Tireoidite de Hashimoto.
Beijos e abraços pra vcs.

Anónimo disse...

Olá Tony,

Conheci o Blog e ...adorei ! Parabéns!
Abraço,
Vanice

Maria disse...

Olá meus queridos amigos, estou passando para desejar um bom fim de semana, com tudo de bom.

:)) Beij. com muito carinho para todos vós

M.M.G.

Tony Madureira disse...

Olá para todas,

Como estão? Temos estado algo “ausentes”. Após as férias tem que se retomar o ritmo, o inicio das aulas da Rita e da Maria, enfim… já está a ficar tudo “afinado”.
Espero que todos os que lêem e visitam este espaço estejam de bem com a vida.

Mais uma vez obrigado pela vossa presença e pela divulgação desta doença e deste espaço, que é vosso.

Aquele abraço fraterno e solidário!

Até já…