sábado, 18 de abril de 2009

Lúpus Eritematoso Sistémico #5

Como se manifesta?

As manifestações de LES são muito diversas entre doentes, existindo mais de 100 padrões clínicos distintos. Em geral, alia sintomas sistémicos como a febre, a fadiga extrema, o emagrecimento, queda de cabelo anormal (podendo originar peladas) e aftas não dolorosas no palato (céu da boca), à expressão de órgãos. A pele e as articulações são os mais atingidos, originando as lesões mais típicas do LES, como a fotossensibilidade, o exantema facial em forma de borboleta ou mordida de lobo e a inflamação articular, sobretudo das mãos e pés, tipicamente não destrutiva. Porém, todos os órgãos podem ser atingidos, como, por exemplo, o rim com a típica nefrite (inflamação no rim), que pode levar à Insuficiência renal terminal.

15 comentários:

Maria disse...

Passei por cá para vos desejar um bom fim de semana.
Neste momento estou com um grande problema a nivel de todas as articulaçães, no entanto segundo o médico de família as análizes do despiste para lúpos estão negativas, o certo é que as mãos e pés estão uma lástima e lá vou novamente á consulta de reumatologia do H.E. Moniz vamos ver dia 24 qual é a solução. beij. com muito carinho para todos vós.
:)M.M.G.

Tony Madureira disse...

Olá,

Obrigado pela visita.
Ficamos aguardar os resultados da consulta. depois diz alguma coisa, pode ser?

Beijo

Anónimo disse...

Estou atrasada para um Abraço e votos de Boa Semana???
Sei q. ñ estou!
Mas faço questão de passar e deixar
o meu
Beijo.
isa.

Tony Madureira disse...

Olá Isa,

Vens sempre a tempo.

Obrigado.

Beijo

Eu e tu disse...

ola Maria
eu sou seguida no egas moniz há 10 anos, tive azar com o primeira médico, k actualmente ja não trabalha, mas dp disso nunca tive razão de queixa deles, são mt atenciosos. Vais ver k descobrem o k é isso e com o tratamento vais ficar bem.
Espero k o fds tenha sido bom, amanhã já é dia de "escolinha"...
Beijo

PSousa disse...

Depois do seu comentário, vim fazer uma visita, e já aprendi bastante sobre esta doenca depois de ler alguns dos sues relatos sobre a mesma.

Espero que tudo corra pelo melhor nas suas consultas e na ajuda a esta doença terrível.

Tudo de Bom,

Abraço

Tony Madureira disse...

Olá PSousa,

Obrigado pela visita e comentário.
Volte sempre.

Abraço

To e Li disse...

Olá,
Venho cá agradecer a visita no meu cantinho, já conhecia este blog e faço visitas regulares embora nunca tenha comentado, tenho lido aqui alguns testemunhos de pessoas que estão com esta doença, é bom esta partilha de informação, pois ficamos a saber um pouco mais sobre esta doença que cada vez afecta mais pessoas.
Bj
Linda

Israel disse...

Olá!
É bom ver que cada vez o blogue sobe mais as visitas!
Ólhem, durante uns dias nao posto, como tinha dito vou ser internado, mas mal posso eu aviso como tudo esta! Mas estou em excelentes maos, nao se preocupem!
Abraço e ate breve!

Tony Madureira disse...

Olá linda,

Obrigado pela visita. De facto encontramos aqui verdadeiros Guerreiros:

Beijo

Tony Madureira disse...

Olá Tiago,

Vai dando noticias.

Abraço

Unknown disse...

boa noite,

tenho lupus eritematoso ao nivel da pele pelo que tenho pelada grandes no couro cabeludo.Gostaria de saber se existe alguma solução para preencher estas peladas com cabelo??
Muito obrigado
M.P.

Tony Madureira disse...

Olá Manel,

Como estás?

Se me é permitido, aconselho-te a postar no ultimo post, pode ser mais facilmente visto.
Se achares por bem, podes fazer o teu relato para publicar em post.
Podes deixar o teu contacto? Assim todos poderão entrar em contacto contigo.

Aguardo noticias tuas.

Um abraço

Unknown disse...

meu nome e RENATHA TENHO 18 ANOS DESCOBRI EM JULHO DESSE ANO QUE TENHO LUPUS POIS ATACOU OS MEUS RINS ESTOU COM ACOMPANHAMENTO MÉDICO POIS O IPO DO LUPUS QUE TENHO E TIPO 5 ESTOU MUITO REVOLTADA GOSTARIA QUE VCS ME AJUDASSEM POIS SINTO MUITA FRAQUESA MAL ESTAR ME RESPONDA POR FAVOR

Tony Madureira disse...

Olá Renata,

Tem calma! Podes enviar um e-mail para nós:
tonymadureira@kanguru.pt
claudiamadureira@live.com.pt

Ficamso aguardar noticias tuas.

Tudode bom.

Beijinhos