sexta-feira, 30 de maio de 2014

Quase todo o país com índice ultravioleta muito alto - JN

Quase todo o país com índice ultravioleta muito alto - JN

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Dia Internacional do Enfermeiro 2014

O Dia Internacional do Enfermeiro, celebrado a 12 de maio, foi criado pelo Conselho Internacional de Enfermeiros e assinala a data do aniversário do nascimento de Florence Nightingale, considerada a fundadora da Enfermagem moderna.
 
Florence Nightingale teve um importante papel ao implementar profundas reformas na enfermagem, que permitiram a redução drástica das taxas de mortalidade no Hospital Saint Thomas, em Londres, onde fundou, em 1859, a primeira Escola de Enfermagem moderna.
 
Obrigado Enfermeiros!
 

domingo, 11 de maio de 2014

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Visitantes do blog


Hoje, o blogue vai com um record 874 visitas até às 23.18 horas.
Sendo por esta ordem os países visitantes:

Brasil
Portugal
Alemanha
Estados Unidos
França
Espanha
China
Índia
Reino Unido
Indonésia

10 De Maio - Dia Mundial do LÚPUS

10 De Maio - Dia Mundial do LÚPUS

 
LÚPUS – Ainda é um ilustre desconhecido da maioria das pessoas.
O Lúpus é uma doença crônica, autoimune e inflamatória, que apresenta sintomas em vários órgãos, gerados por um desequilíbrio no sistema imunológico, fazendo o corpo desenvolver anticorpos contra as suas próprias células.
Para o paciente portador de Lúpus (que é uma doença crónica) nos primeiros momentos, na hora de saber o diagnóstico, a descoberta da doença na sua vida é algo (muito) nebuloso. É uma doença relativamente rara. São muitas as distinções na forma como os doentes lidam com a doença e interpretam os sintomas.
Acontece por vezes o isolamento social de amigos e familiares. Isso deixa o doente mais vulnerável a transtornos emocionais. É muito importante e muito relevante a convivência social na vida do portador de Lúpus. O Lúpus é numa pessoa mas passa a ser de toda a família, pois os laços afectivos marcam a estrutura familiar.
Lúpus exige alterações no estilo de vida da pessoa, para que minimize os sintomas e mantenha a doença relativamente controlada. O relacionamento com toda a estrutura familiar não deve set afectada e nunca deixar que diminua a auto estima.
Sendo Lúpus uma doença rara, complexa, e de causa ( ainda) desconhecida e muito pouco esclarecida, leva a que muitas pacientes não compreendam a sua doença. Esse desconhecimento (também) está presente entre profissionais de saúde.
É muito importante que todos conheçam a doença para que o desconhecimento sobre a patologia não cause angustia, e assim tome proporções muito maiores do que a doença pode trazer e assim ficar com ideia errada da doença.
 
Sinto todos os dias a necessidade de divulgação das características desta doença.
Por isso a existência deste blogue.
 
Procurem saber mais e obterem informação desta doença – Lúpus. Vão ver que o quão seus portadores são pessoas combativas.
 
A todos os portadores de Lúpus o meu grande abraço. São uns grandes guerreiros e umas fantásticas guerreias! Bem hajam!!

 

10 De Maio - Dia Mundial do LÚPUS


10 De Maio - Dia Internacional do LÚPUS


quinta-feira, 8 de maio de 2014

Lúpus Eritematoso Sistêmico

 
Em 1851, o médico francês Pierre Lazenave observou pessoas que apresentavam pequenas feridas na pele, como pequenas mordidas de lobo. E em 1895, o médico canadense Sir William Osler caracterizou melhor o envolvimento das várias partes do corpo e adicionou a palavra "sistémico" à descrição da doença.
Lupus=lobo eritematoso=vermelhidão sistémico=todo
 

Lúpus eritematoso sistémico

http://www.alert-online.com/pt/medical-guide/lupus-eritematoso-sistemico

Lúpus - Atlas da Saúde

Lúpus - Atlas da Saúde

sexta-feira, 2 de maio de 2014