segunda-feira, 31 de março de 2014

Lupus – Para quem quiser saber um bocadinho mais...

sexta-feira, 7 de março de 2014

Woman

Dia 08 de Março – Dia Internacional da Mulher.



Dia 08 de Março – Dia Internacional da Mulher.

Costumo escrever algo todos anos neste dia. Verifico (ainda) que muitas mulheres comemoram este dia mas não sabem muito bem porquê. É apenas um dia diferente e onde se juntam e comemoram este dia e fazem algo de diferente.

Esta data ao ser criada, não se deveria apenas pretender comemorar, mas sim discutir o papel da mulher na sociedade actual. Pois como é sabido e conhecido ainda existe muito preconceito e desvalorização da mulher. Tem havido avanços, mas ainda há um longo caminho a percorrer.

Para que hoje as mulheres comemorem este dia muitas outras lutaram, sofreram e morreram. No dia 08 de Março de 1857 em nova Iorque um grupo de operárias de uma fábrica fizeram uma greve. Reivindicavam melhores condições de trabalho tão simples como: redução na carga diária de trabalho, salário equiparados aos dos homens e serem tratadas com dignidade dentro do ambiente de trabalho. Tal iniciativa foi reprimida com muita violência e mais de uma centena de mulheres foram trancadas dentro da fábrica e a mesma incendiada. Neste Acto verdadeiramente desumano as mulheres trancadas morreram carbonizadas. Numa conferência na Dinamarca foram homenageadas estas mulheres e ficou decidido que esse dia passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”. Mas só em 1910 a ONU decretou e oficializou esta data. De então para cá a emancipação da mulher tem tomado forma em Portugal e no resto do mundo.

Por isso, neste dia pretende-se chamar atenção para o papel e a dignidade da mulher. Ter consciência do valor da pessoa e perceber o papel da mulher na sociedade. Contestar (sempre) e rever preconceitos e limitações que são impostos à mulher.