segunda-feira, 27 de maio de 2013

Doença atinge uma em cada mil pessoas, apontam reumatologistas

http://www.midianews.com.br/conteudo.php?sid=3&cid=157917

sábado, 18 de maio de 2013

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Neste país é proibido ser doente.


 
Não se pode estar nem ser doente neste país. Só pode ter esse estado as pessoas com dinheiro, ou seja, quem é rico. A minha indignação cada dia que passa é maior, a minha desilusão começa a ser de uma dimensão indiscritível. Os (des) governantes deste país são mesmo (muito) incompetentes e de uma insensibilidade social a toda a prova. Uso estes termos para não usar outros que se justificavam e são mesmo pertinentes chego achar. Mas como sou educado, não o vou fazer (pelo menos para já), se bem que me apetecia… Tenho vindo acumular este sentimento que chega a ser de “revolta” pelo estado que estes “gajos” estão a colocar o país.
Como sabem a Claudia é possuidora de uma doença crónica (Lúpus) desde 2008. Tem consultas, exames e análises com frequência. De cada vez que faz isto tem que pagar uma pequena fortuna. Como ela existem muitas outras portadoras desta doença, só que com uma diferença, não têm capacidade económica para suportar estes (elevados) custos. Então o que fazem, ou melhor, não fazem?! Não vão às consultas, não fazem exames, por vezes não tomam medicação e ficam entregues a si próprias e à doença que avança feroz e descontroladamente. Como se pode chamar a isto? Não basta ter uma doença crónica? Não basta ser-se doente para já ter problemas de sobra? Como respondem a isto estes “senhores”? Total insensibilidade!
Muitas delas são perseguidas nos seus empregos. Demitem-se ou são forçadas a faze-lo. “Ninguém” quer uma colaboradora doente. Além de as prejudicar e afetar (muito) psicologicamente, debilita-as economicamente. Ficam dependentes da ajuda dos pais, familiares e por vezes de amigos. Coloca-as num estado de ansiedade tal que lhe acelera a doença. Quem conhece esta doença sabe perfeitamente como fazem depressões e num estado psicológico e económico de grande pressão é o verdadeiro rastilho. Falo na doença da Claudia como posso falar em tantas outras em que os doentes se deparam com todo este cenário. Eu sou solidário com todos eles, mas começo a constatar que (só) isso não chega…
Neste país é proibido ser doente. Que fazer com quem o é?!

quinta-feira, 9 de maio de 2013