quarta-feira, 27 de março de 2013

Lúpus eritematoso sistémico

Mais um post interessante. Este do blog do Fisioterapeuta João Maia:

http://fisioterapiajoaomaia.blogspot.pt/2013/03/lupus-eritematoso-sistemico.html?showComment=1364297489473

quarta-feira, 13 de março de 2013

Animar um amigo (a)


Os dias não são todos iguais. Nem sempre estamos naquela fase onde tudo é só alegria. Com ocorrência dos nossos problemas podemos passar por momentos de profunda tristeza, angustia e desanimo, para acabar com esse estado de espírito e essa tristeza, nada melhor do que um amigo (a) para nos alegrar nesse momento. Faz rir com a tua “estupidez” (no bom sentido) e ao fazer isso estás a transmitir ao teu amigo(a) que estás sempre disposto a faze-lo (a) sorrir, leve o tempo que levar. Prova que teu ombro estará lá sempre para o (a) apoiar e as mãos estarão lá nem que seja para fazer cócegas.

O que te faz feliz?

 
Podemos dizer que existe a felicidade momentânea e felicidade duradoura. São as duas especiais. Existem pequenas coisas que nos deixam felizes, pelo menos a mim… Estar com (bons) amigos, uma boa conversa, saber e sentir ...que as pessoas de quem eu gosto estão bem, ler um (bom) livro, conhecer pessoas novas, etc. Conheço pessoas que só sabem reclamar de tudo. Do sol, da chuva, do país, do que as pessoas fazem, do que as pessoas gostam, da música que ouvem, etc. enfim, nunca estão satisfeitas. Pois é caríssimos (as), pessoas felizes, atraem coisas felizes. Por isso, aproveita a vida, só temos uma. Vive para fazer as pessoas felizes e tenta ser mais feliz!

domingo, 10 de março de 2013

A importância de ser e de ter amigos

 
 


Ter e ser amigo são experiencias das mais profundas que se pode viver. A relação de confiança reciproca, amigos espelham-se um no outro e acontece todo tipo de papéis onde se é amigo, irmão, pai, mãe, etc. sempre com objetivo claro da ajuda mútua.
 
Na sexta-feira (dia 08) a Claudia jantou, conversou, riu e divertiu-se com um grupo de amigas da qual viveu longo período de ausência mútua. Mulheres/amigas fantásticas, e que ao mesmo tempo me deixam perplexo e com a interrogação – Porque se “privaram” tanto tempo do contacto mútuo? Mas o importante é que estão presentes, e a Claudia está feliz!
 
Como diria alguém:
"Dizem que amigos verdadeiros podem passar longos períodos sem se falar e jamais questionar essa amizade. Quando eles se encontram, independente do tempo e da distância, parecem que se viram ontem, e nunca guardam mágoas/rancor. Entendem que a vida é corrida, mas que você os amará PARA SEMPRE."

sábado, 9 de março de 2013

Família…





Ainda na ressaca do Dia Internacional da Mulher, agradeço publicamente às minhas três mulheres pela vida que me proporcionam. Elas têm sido um dos meus pilares, que são quatro: O meu emprego; os meus (fantásticos) amigos; eu próprio, e o mais importante - a minha família! Que por coincidência (ou não), são todas mulheres: Claudia Barbosa Madureira, Rita Madureira, e Maria Madureira. Elas são presença constate na minha vida. Um simples sorriso consegue fazer o meu dia mais forte, mais fácil para enfrentar os problemas do dia-a-dia, donas de um sorriso meigo, capaz de expressar toda a pureza que nelas existe. São razão do meu viver.

sexta-feira, 8 de março de 2013

quinta-feira, 7 de março de 2013

Dia Internacional da Mulher


Dia Internacional da Mulher
Muitas sabem porque se comemora, outras nem por isso. Não se trata de uma data meramente comercial, uma oportunidade para sair, jantar fora, movimentar lojas, etc.
 

Existe mesmo um facto histórico que justifica (e muito) a celebração. Neste mesmo dia (08 de Março) de 1857, mais de uma centena de operárias de uma fábrica em Nova Iorque mobilizaram-se numa greve, a primeira realizada apenas de mulheres. Reivindicavam melhores condições de trabalho, que podemos dizer que eram à época sub-humanas. “Exigiam” a redução da carga horária para as 10 horas diárias, onde lhes eram exigidas 16 horas. Equiparação de salários com os homens, (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo trabalho) e tratamento digno dentro ambiente de trabalho. A resposta à greve foi muito violenta, e as mulheres ficaram aprisionadas na fábrica. As operárias foram trancadas na fábrica, que foi incendiada, causando a morte a todas elas, carbonizadas. Só no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que 08 de Março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem às mulheres que morreram na fábrica em 1857, mas somente no ano 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização da nações Unidas).
 

Mesmo com todos os avanços, as mulheres sofrem em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, carga excessiva de trabalho, descriminação no trabalho por serem mães, descriminação no trabalho por serem portadoras de doença crónica e até desvantagens na carreira profissional. Por isso, o esforço deve continuar e tentar terminar com o preconceito e a desvalorização da mulher. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.