terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Resposta à gripe A igual a lúpus e asma

"Os médicos dos Cuidados Intensivos levaram meses a questionar-se por que motivo alguns doentes de gripe A pioram tanto e tão rapidamente que em poucos dias acabam por receber respiração artificial, enquanto outros pacientes não desenvolvem pneumonias víricas

A resposta surgiu na revista americana ‘Critical Care’: um estudo feito por investigadores norte-americanos e canadianos descreve que esses casos têm uma resposta imunológica parecida com a das doenças auto-imunes, casos do lúpus e da asma."

Fonte: http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?contentid=445A499A-2A71-4AB1-900D-3EDA129BEFDC&channelid=F48BA50A-0ED3-4315-AEFA-86EE9B1BEDFF



segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Infecções Piogênicas – Lúpus Eritomatoso - Deficiência de C2

A Deficiência do segundo componente do complemento (C2D) é a mais comum desordem da deficiência do complemento. Esta doença está associada ao Lúpus Eritomatoso.

É uma doença herdada como traço autossômico recessivo, com uma freqüência estimada de um caso por 10.000 entre a população branca.

C2 proteína é um componente da via clássica de ativação, desempenhando um papel importante na defesa contra organismos piogênicos, bem como a prevenção de doenças imuno complexas.

Assim, C2D é freqüentemente associada com infecções piogênicas e manifestações auto-imunes…

Fonte: http://saude.psicologiananet.com.br/infeccoes-piogenicas-–-lupus-eritomatoso-deficiencia-de-c2.html

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

PNEUMONIA: DE OLHO NA PREVENÇÃO

… As pneumonias são infecções que têm origem em bactérias ou vírus que penetram no interior dos pulmões devido a uma falha no sistema de defesa do sistema respiratório. Os casos de transmissão de uma pessoa para outra são raros, diferentemente da gripe.
Ocupando o ranking de maior causa de internamentos no Brasil, com aproximadamente 900mil/ano, a pneumonia regista um maior número de internamentos nos extremos de idade, ou seja, crianças e idosos acima de 60 anos. Eles fazem parte do grupo de maior risco de mortalidade em decorrência da patologia, que está em quarto lugar dos óbitos em todo o território nacional.
Além dos grupos de idades extremas, os portadores de doenças que comprometem o sistema imunológico, como câncer, aids, lúpus, insuficiência renal ou diabetes, além dos fumantes, também estão mais expostos ao risco de adquirir a pneumonia. O diagnóstico pode ser confirmado, na maioria dos casos, por meio de radiografia do tórax…

Problema no ouvido que pode levar a vertigem grave

… Além de causar ataques de vertigem até náusea e problemas de audição, essa condição leva a uma sensação de "preenchimento" e zumbido no ouvido, muitas vezes descrito como um rugido em tom baixo. Esses sintomas às vezes precedem a vertigem total.

A causa nem sempre é fácil de identificar; outros distúrbios, como problemas de tiróide e até infecções inflamatórias, como sífilis, devem ser explorados. O problema pode estar associado a distúrbios auto-imunes, como lúpus; a picos hormonais, especialmente nas mulheres, que correspondem a cerca da metade dos pacientes dessa condição; e a ataques de alergia…

domingo, 20 de dezembro de 2009

sábado, 19 de dezembro de 2009

Acompanhamento...

A Cláudia tomou a vacina na quarta-feira de manhã (9.00 horas), conforme marcação prévia.
De seguida foi trabalhar novamente. No final da tarde, e já em casa, por volta das 18.30, começou-se a sentir mal. Começou a fazer reacção à vacina.
Sentia-se com muito frio e enjoada. Deitou-se, mas foi piorando durante o inicio da noite.
Começou a ter dores cabeça fortes e constantes.
Começou a vomitar, e assim passou toda a noite, a vomitar e com dores de cabeças fortíssimas.
Não se conseguia ter em pé. Na quinta de manhã estava ainda a vomitar e com a cabeça a doer imenso.
Não conseguia segurar nada no estômago.
Na quinta de manhã tentei falar com a médica dela, e como não consegui, enviei uma mensagem a relatar o estado da Cláudia e pedir um conselho. Entretanto liguei para o médico de família a contar o sucedido e a questionar se seria reacção à vacina, ao que ele concordou que sim, e aconselhou o que fazer neste caso.
Entretanto a médica da Cláudia também ligou e falou com ela. Deu instruções para Tomar Cinet antes de comer, e ben-u-ron três vezes ao dia.
Na sexta-feira as dores de cabeça aliviaram, mas ainda continuava algo enjoada com tonturas, sem forças e um grande mal-estar.
Hoje está ligeiramente melhor, já se sentou connosco à mesa, só que não consegue comer, não tem apetite…
Está em franca melhoria.

Vamos aguardar…

domingo, 6 de dezembro de 2009

As unhas podem revelar o estado de sua saúde

A unha é uma parte do nosso corpo, que geralmente cuidamos mais da parte estética e não se preocupamos em saber o que quer dizer quando elas estão: amareladas, onduladas, manchas esbranquiçadas e etc.

Confira abaixo e identifique se suas unhas contêm alguns desses sintomas abaixo:

-Manchas esbranquiçadas: É causada por pequenos traumas, quando batemos a unha ela se interfere na linha de produção de células, e causa a unha esbranquiçada.

-Manchas grandes brancas: São causadas pela ausência de zinco no organismo.

-Manchas amarelas ou unhas amareladas: Surge em pessoas que tomam antibiótico por muito tempo, e em pessoas que fumam muito.

-Manchas arroxeadas: Causada por micose ou outra infecção.

-Fracas, quebradiças, com descamação: Falta de proteínas e vitaminas no organismo.

-Unhas deformadas: As unhas deformadas tem o nome de onicosquizia, elas aparecem em pessoas que usa em exagero as unhas no trabalho.

-Linhas: Representa carência vitamínico proteica.

-Unhas pálidas: Quer dizer que você pode ter uma doença auto-imune, como por exemplo o lúpus.

-Unhas fracas: Falta de vitaminas e sais minerais como o ferro e o cálcio.

-Unhas encravadas: as unhas encravadas é causada pelo corte errado da unha. Devem ser tratadas adequadamente.

-Ondulações: Quer dizer alterações de personalidade exemplo: traumas contínuos.

-Unhas meio a meio: Insuficiência renal crônica.

-Unhas côncavas: Falta de ferro.

-Unhas convexas e sem brilho: Pode ser problemas cardíacos ou pulmonares


Fonte:
http://www.melhoramiga.com.br/2009/12/as-unhas-pode-revelar-o-estado-de-sua-saude/

sábado, 5 de dezembro de 2009

Acompanhamento...

A Cláudia teve consulta no dia 02.
A médica esteve analisar os resultados das análises e da Tac pulmonar que tinha realizado no dia 19.11
As análises tem algumas melhorias, mas como vem sendo hábito, os resultados não são os desejáveis quanto aos leucócitos e neutrófilos.
Na análise da Tac foi verificado nódulos da tiróide, que já se tinham feito notar anteriormente, mas agora já têm uma dimensão em que é recomendável uma Eco com picagem.
Nota-se também um problema ao nível da vesícula biliar, espera pela marcação de uma consulta em cirurgia.
Tem alguns quistos no fígado, mas controlados…
Aguarda a marcação da Eco e da consulta em cirurgia.

Vamos aguardar….

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Arca de Natal solidário 2009


A ARCA DE NATAL é uma iniciativa interinstitucional, cujo principal objectivo é promover a aproximação e o contacto entre as instituições de solidariedade social e a população em geral, através da exposição e venda de variados produtos, sendo que as receitas desta venda revertem a favor de cada Instituição de Solidariedade Social. A organização é da Câmara Municipal do Porto e decorre anualmente.

Como vem sendo hábito, a Associação de Doentes com Lúpus vai lá estar! Este ano, esta iniciativa vai decorrer de 4 a 7 de Dezembro, das 11 às 19 horas na Estação de S. Bento!

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Pesquisadores associam lúpus e artrite reumatoide à exposição a inseticidas...

Um estudo [Farm History, Insecticide Use and Risk of Autoimmune Rheumatic Disease in the Women's Health Initiative Observational Study] recente mostra que as mulheres que usam inseticidas possuem elevado risco de desenvolvimento de doenças auto-imunes, como artrite reumatoide e lúpus. Os resultados do estudo, ainda não publicado, foram apresentados, em 17 de outubro de 2009, durante a reunião anual do Colégio Americano de Reumatologia, realizada em Filadélfia, PA, EUA...

Fonte:
http://www.ecodebate.com.br/2009/11/30/pesquisadores-associam-lupus-e-artrite-reumatoide-a-exposicao-a-inseticidas-por-henrique-cortez/