quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Bronzeamento artificial proibido no Brasil

“… O bronzeamento artificial causa não só cancro de pele, como manchas, envelhecimento precoce, Lúpus, cataratas e melanoma maligno, que é um tipo muito agressivo de cancro de pele…”

Fonte:
http://www.correiopopular.net/LKN/headline.php?n_id=5495&titulo=Bronzeamento%20artificial%20proibido%20no%20Brasil

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Acompanhamento...

Olá,

Cá estamos em casa de novo.
Já melhorei do meu estado (tosse, rouquidão, dor de garganta…).
A Rita e a Maria fizeram uma semana de praia alternada com a piscina. Estavam a precisar de uns dias assim. Precisavam de carregar baterias, breve reiniciam as aulas para a Rita, para a Maria iniciam, pois vai para o primeiro ano.

Esta semana estamos por casa, estamos também a planear a estadia da Rita e da Maria na nossa ausência a partir de sexta-feira. Conforme já tínhamos dito antes vamos passar uns dias a Cabo Verde.

Quarta-feira vou fazer exames ao HGSA.

Vamos aguardar…

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Natal tem a maior incidência de Lúpus no mundo

A cada ano surgem, aproximadamente, 65 novos casos de Lúpus em Natal, cidade que tem a maior incidência da doença em todo mundo. São 8,7 casos para 100 mil habitantes. Actualmente, cerca de 450 pessoas são portadoras da doença na capital potiguar. Mesmo sem confirmação científica, médicos e pesquisadores acreditam que o clima quente está directamente relacionado ao número crescente de portadores da doença…

Fonte:
http://www.dnonline.com.br/ver_noticia/16274/

domingo, 16 de agosto de 2009

Acompanhamento...

Olá,

A Claudia voltou a falar com a médica, e a mesma decidiu que seria melhor vê-la.
A Claudia foi ao HGSA na sexta feira de manhã, foi uma colega da equipa da médica dela que a viu, que também esteve na altura do diagnóstico, excelente profissional.

A médica também a direccionou para um médico Otorrino que a consultou, e verificou que tem a garganta inflamada. Receitou nebulizador.

A médica aconselhou a continuar com Zirtec. Aparentemente, parece estar a melhorar.

Já estamos oficialmente de férias. Estamos no Mindelo.

A administração da empresa onde trabalho http://www.grupojap.pt/ decidiu oferecer-me uma viagem dupla a Cabo Verde no dia 28 de Agosto.
A Claudia falou com médica, e tudo bem… lá iremos nós os dois. Infelizmente não podemos levar a Rita e a Maria…

Obrigado a toda/os pela preocupação constante com a Claudia.
Tudo de bom para vocês, e mais um vez muito obrigado pela vossa presença.

Vamos aguardar…

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Acompanhamento...

Olá, como estão?

A Claudia tem andado muito cansada. Hoje está com muita tosse e com dores na garganta.
Ligou à médica para ver o que deveria, ou poderia tomar para este estado e sintomas não evoluírem.
Vai fazer Brufen 400mg durante dois dias + Zirtec durante dois dias também.
Vamos aguardar…

Segunda feira entramos de férias. A Rita e a Maria andam ansiosas. Estamos a precisar de uns dias só para a família.
Tem sido um ano de muito trabalho. Saio tarde do trabalho, e não posso ajudar/apoiar como seria desejável. Vamos (tentar)aproveitar ao máximo estas duas semanas. Mais ainda falta uma, e daqui até lá… Muito trabalho pela frente.

Necessidade extrema de recarregar “baterias”

Até já…

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

30% dos remédios usados fora da indicação terapêutica

... Há três situações em que se aplicam os off-label: nos doentes com particularidades especiais, como as crianças ou idosos", que estão quase sempre à margem dos ensaios clínicos; quando há evidências razoáveis de que o remédio é eficaz noutras áreas ou doenças e por último, nos ensaios clínicos, em que a eficácia e a segurança são analisadas.

O uso destes remédios é frequente em certas doenças, como a oncologia. "Muitas vezes são a única alternativa para tratar os doentes. Faz-se um uso compassional de medicamentos, até porque a alternativa pode ser a morte", refere.

Outro caso é o dos problemas cardiovasculares. Pode haver um medicamento para a hipertensão que foi estudado em diabéticos e que depois é usado em doentes que não têm esse problema. "Será legítimo? Errado não é, mas pode não ser racional e ter custos mais elevados", diz Vaz Carneiro.

A oftalmologia é outro exemplo, tal como "as doenças degenerativas, como a Parkinson, Alzheimer ou epilepsia".

O Hospital de Santo António admite aplicar estes remédios "300 ou 400 vezes ao ano e sempre que há benefício e segurança". Dando o exemplo das doenças auto-imunes, como lúpus", o director dos serviços farmacêuticos, António Brochado diz que o off-label tem regras e é usado com bom senso, quando os medicamentos não são novos. Se são novos tem de se assinar consentimentos informados".

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Preocupado(a) com o seu hálito? Saiba como melhorá-lo

... O mau hálito contínuo pode ser um sintoma de algumas doenças como insuficiência renal, distúrbios do fígado, do estômago, diabetes...facilmente identificáveis por um médico. Outros problemas que podem causar o mau hálito são: amigdalite, sinusite, bronquite, infecções respiratórias e alguns tipos de câncer. As doenças que reduzem o fluxo de saliva, como o lúpus, também podem causar mau hálito...

sábado, 1 de agosto de 2009

Doenças impedem 120 mil portugueses de ir à praia

Há 120 mil portugueses com doenças que os impedem de apanhar sol

Verão é sinónimo de calor, sol e idas à praia. Mas para mais de 120 mil portugueses, esse é um prazer totalmente proibido, por sofrerem de doenças que provocam fotossenssibilidade, como sejam o lúpus, o albinismo ou a dermatomiosite.

Os números resultam de estimativas, uma vez que estas doenças não são de declaração obrigatória. Mas de acordo com Paulo Leal Filipe, dermatologista do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, cerca de 120 mil portugueses não podem expor-se aos raios ultravioletas naturais (sol) ou artificiais (dos solários, por exemplo), devido a doenças que provocam fotossenssibilidade…